eSocial tem mudanças programadas, que aguardam decisões do Ministério da Economia

Trata-se de uma unificação das informações trabalhistas, inclusive relacionadas à gestão de saúde e segurança do trabalho. Antes do eSocial, a empresa precisava mandar informação para o INSS, Ministério do Trabalho, Receita Federal e Caixa Econômica, individualmente. Agora, o eSocial é um sistema único em que todas as informações serão compartilhadas por todos os órgãos. O fiscal não vai mais nem precisar ir à empresa para buscar documento, pois pode acessar os dados pelo computador.

O eSocial começou a ser implantado em etapas, que se encerra em 2021. Mas será que esse cronograma ainda está valendo? Pois bem, até o final de junho, estima-se que a equipe do ministro Paulo Guedes, da Economia, reúna-se com os servidores do Governo envolvidos no eSocial para discutir quais informações serão obrigatórias para envio pela plataforma.

Especula-se que o layout do eSocial vá ser simplificado e, no caso das obrigações referentes à segurança do trabalho, sejam retirados dos campos a serem digitados pelas empresas, itens como tabela de horários e eventos de treinamentos (S2245). Entretanto, os eventos que compõem o Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP, que caracterizam a Aposentadoria Especial, assim como os itens S1060, tabela de ambientes, o S2220, referente ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), e S2240, de riscos ocupacionais serão mantidos.

Esperam-se também mudanças, como a alteração do prazo para envio do fechamento da folha de pagamento à plataforma eSocial, que hoje é até o dia 7 do mês subsequente.

Fonte: https://segurancaocupacionales.com.br/esocial-tem-mudancas-programadas-que-aguardam-decisoes-do-ministerio-da-economia/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br