Absenteísmo: o que é, causas e como solucionar esse problema

Se você acompanha as faltas e atrasos dos colaboradores, com certeza, sente os prejuízos na produtividade e quer resolver esse problema

De fato, o absenteísmo ou ausência habitual dos funcionários preocupa empresas de todos os segmentos, que veem as horas de trabalho perdidas se acumulando a cada mês.

Os motivos para as faltas são variados, mas a essência da questão é organizacional, o que exige uma mudança profunda na cultura e políticas da empresa.

Para entender tudo sobre o assunto e encontrar a solução ideal, acompanhe nosso conteúdo:

  • O que é absenteísmo

  • Quais são as causas e impactos nas empresas

  • Como lidar com o absenteísmo

  • Como reduzir e prevenir esse problema

  • Tipos de absenteísmo

  • Relação entre absenteísmo e rotatividade

  • Diagnóstico e cálculo das faltas

  • Relação entre absenteísmo e ergonomia

  • O que é NR 17

  • Como o coaching pode ajudar a reduzir o absenteísmo.

O que é absenteísmo?

O absenteísmo ou absentismo é uma expressão utilizada para designar a falta de assiduidade no trabalho e outros deveres e obrigações, seja por ausência ou atraso.

Absenteísmo nas empresas:

Já o absenteísmo nas empresas diz respeito ao padrão de faltas dos colaboradores ao trabalho, o qual influencia os níveis de produtividade.
Isso porque a ausência de trabalhadores afeta diretamente os resultados da empresa, elevando custos e prejudicando a qualidade da produção.
Por essa razão, o absenteísmo gera grande preocupação nas organizações e força os gestores a compreenderem melhor o tema, em busca de soluções que minimizem o índice de ausências.

Quais são as causas do absenteísmo no trabalho?

As causas do absenteísmo no trabalho são multifatoriais e devem ser estudadas sob a ótica da repercussão na produtividade organizacional.
De modo geral, os principais motivos de ausência dos colaboradores são as enfermidades, doenças ocupacionais, sobrecarga de funções e más condições de trabalho.
Por que as pessoas faltam ao trabalho?

É fácil analisar por que as pessoas faltam ao trabalho caso a caso, mas as altas taxas de absenteísmo podem indicar um problema de origem organizacional.
Afinal, o absenteísmo é inversamente proporcional à satisfação no trabalho, pois, muitas vezes, a ausência é a saída para evitar desconforto e situações indesejáveis.
Por essa razão, cabe às empresas levantarem os motivos para as faltas dos colaboradores e conduzirem uma análise mais aprofundada de sua cultura e gestão.

Fonte: https://www.sbcoaching.com.br/blog/absenteismo/

 

 

 

 

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br