Alimentação saudável no ambiente de trabalho: é possível?

Segundo um estudo da Organização Internacional do Trabalho, as refeições saudáveis consumidas em um ambiente limpo e tranquilo não devem ser encaradas como luxo e/ou capricho, mas que, pelo contrário, são fundamentais para o humor, a saúde, a segurança e a eficácia dos trabalhadores. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos funcionários podem elevar sua produtividade seguindo uma alimentação saudável. 

É possível ter uma alimentação saudável no trabalho?

Geralmente, passamos grande parte do dia no local de trabalho, por isso, os hábitos de vida saudáveis durante esse período devem ser valorizados, dentre eles, as práticas alimentares. Longos períodos sem se alimentar, substituição de refeições principais por lanches e o consumo de produtos ultraprocessados são atitudes rotineiras, mas que devem ser evitadas. Apesar da correria diária, podemos utilizar estratégias que facilitem a alimentação saudável.

Quais são os hábitos alimentares que devem ser incentivados entre os trabalhadores?

No momento das grandes refeições, independentemente de trazer a refeição de casa ou comer no restaurante do local de trabalho, o ideal é dar preferência às carnes magras, legumes, verduras e cereais integrais, evitando o consumo de alimentos fritos e muito gordurosos. Em relação aos lanches, boas opções são frutas, laticínios com reduzido teor de gordura e oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, amêndoas etc.), exemplos que podem ser colocados em prática diariamente. Esses alimentos são ricos em fibras, vitaminas, sais minerais e nutrientes antioxidantes que contribuem para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, melhoram o sistema imunológico, ajudam no combate aos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

O que uma alimentação saudável traz de benefícios aos trabalhadores?

Práticas alimentares saudáveis no ambiente de trabalho trazem benefícios tanto para a instituição quanto para o colaborador, tais como: menores taxas de absenteísmo por adoecimento, mais disposição, melhor rendimento nas atividades ao longo do dia e melhora na qualidade de vida. Outro hábito saudável e tão importante quanto a boa alimentação é a prática de atividades físicas, orientada por um profissional da área. Essas medidas associadas contribuem para que o trabalhador tenha uma rotina mais saudável dentro e fora do ambiente de trabalho.

Fonte: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/575-alimentacaosaudavel

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br