Análise Preliminar de Risco – APR

Como o próprio nome já diz é uma Análise Preliminar de Risco, é preliminar, ou seja, é algo preparatório e não tem objetivo de se ter uma conclusão definitiva.

Então para que serve a Análise Preliminar de Risco?

O objetivo é a busca dos riscos e investigação dos sistemas envolvidos que podem causar uma ocorrencia perigosa. Assim tem-se a oportunidade de modificar o projeto ou a concepção do sistema com o objetivo de eliminar ou reduzir o risco.

Imagina que se observa uma máquina inicialmente projetada com movimento vertical e que existe um risco de queda de um dispositivo quando houver a queda de energia, e sendo possível você muda a concepção e transforma a máquina com movimento horizontal. Assim está eliminado este risco.

Que profissional pode fazer uma APR?

Para se fazer um estudo como este é necessário habilidades profissionais e experiência em máquinas similares ou com processos similares, geralmente este trabalho é direcionado para a área de Segurança no Trabalho, ou como se chamam em algumas empresas, HSE, sendo levantado a possibilidade de ocorres acidentes.

Mesmo quando o profissional de Segurança no Trabalho com muita experiência, o envolvimento de profissionais de outras áreas ajudam e enriquecem a Análise e auxiliando mais as mudanças de projeto e concepção.

Mas como assim??? E se minha máquina já está pronta, porque fazer APR?

Você tem razão, não teria o conceito de preliminar pois a máquina já está pronta. Imagina-se preliminar pois o levantamento apontará riscos que provavelmente possam ser reduzidos ou até eliminados, mesmo com a máquina pronta.

Após esta APR, será necessário um plano de ação para cada um dos riscos levantados.

Para cada risco pode haver mais de uma solução ou ação a ser tomado, desta forma, o desdobramento das ações deve ser detalhado para que seja utilizado pelo responsável a fazer a ação (modificação).

A NR12 exige que seja realizada a APR para cada uma das máquinas ou quando não possível individualizar, de um sistema.

Fonte: https://www.nr12semsegredos.com.br/

 

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br