Aumentam casos de doenças relacionadas a esforços repetitivos

 

Esses danos são decorrentes da utilização excessiva do sistema que movimenta o esqueleto humano e da falta de tempo para recuperação. Caracterizam-se pela ocorrência de vários sintomas, de aparecimento quase sempre em estágio avançado, que ocorrem geralmente nos membros superiores, tais como dor, sensação de peso e fadiga. Algumas das principais doenças que acometem os trabalhadores são as lesões no ombro e as inflamações em articulações e nos tecidos que cobrem os tendões.

Entre 2007 e 2016, mais de 67,5 mil casos de LER/Dort foram notificados pelo Ministério da Saúde. O total de registros cresceu de 3.212 casos, em 2007, para 9.122, em 2016. Os casos foram mais recorrentes em trabalhadoras (51,7%).

A região que registrou o maior número de ocorrências foi o Sudeste, com 58,4% do total de notificações do País no período.

A ocorrência de LER/Dort foi maior nos profissionais que atuam nos setores da indústria, comércio, alimentação, transporte e serviços domésticos/limpeza. Profissionais que atuam como faxineiro, operador de máquinas fixas, alimentador de linhas de produção e de cozinheiro foram os mais atingidos com alguns desses problemas de saúde no trabalho.

Essas doenças são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho e representam custos com pagamentos de indenizações, tratamentos e processos de reintegração à ocupação.

http://www.protecao.com.br/noticias/doencas_ocupacionais/aumentam_casos_de_doencas_relacionadas_a_esforcos_repetitivos/Jyy4JyjgAA/13186

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br