Como configurar sua mesa ergonomicamente

Escritórios corporativos geralmente contratam consultores de ergonomia para configurarem as áreas de trabalho dos funcionários, para reduzir o risco deles se lesionarem e mantê-los produtivos. Mas, e se você trabalha de casa? Você precisará pensar ergonomicamente por si mesmo. Isso é o que você deveria fazer.  

A altura ideal da mesa:

Sua mesa deve, idealmente, permitir que você digite no teclado com seus braços e mãos paralelos ao solo, seus pés retos no chão e suas pernas se encaixando confortavelmente embaixo da mesa quando estiver sentado (você deve ser capaz de cruzar as pernas confortavelmente). Dessa forma:

Posicionamento adequado do monitor:

O modo como você posiciona seu monitor importa, também. Um posicionamento inadequado pode causar tensão nos olhos, postura errada, problemas nos ombros e mais. Segue, abaixo, orientações do Departamento de Administração de Segurança e Saúde Ocupacional do Trabalho dos EUA para se manter saudável em frente ao monitor.

1  Mantenha seu monitor ou tela do notebook de 50 a 100 cm afastado dos olhos. Se o monitor estiver muito longe, você será forçado a se inclinar e perderá o apoio lombar. Muito perto e seus olhos se esforçarão mais para focar. Você deve ser capaz de ler todo o texto confortavelmente, mantendo uma postura adequada. Se o texto é muito pequeno, dê zoom

2. A linha superior da tela deve estar no mesmo nível ou abaixo dos olhos. Se o monitor estiver muito alto, você será forçado a tensionar sua cabeça, pescoço e costas. Ao mesmo tempo, seu ângulo de visão da tela inteira não pode ser maior do que 60 graus.

3. Não incline o monitor mais do que 10 a 20 graus. Mais do que isso e os objetos na tela se tornarão difíceis de ler.

4. Coloque o monitor perpendicular às janelas. Isso evita reflexos.

Se você estiver com dor nos olhos, olhos secos ou dores de cabeça após longas horas olhando para o monitor, considere usar óculos com lentes anti-reflexo, caso use. Lembre-se de dar uma pausa, também. A regra 20-20-20 consiste em olhar para algo a 20 pés (6 metros) de distância por 20 segundos a cada 20 minutos para proteger seus olhos.  

Cadeiras ergonômicas:

Infelizmente, pesquisar boas cadeiras é tão fácil quanto pesquisar colchões – diversas opções, diversos preços e, novamente, nenhum tamanho serve para todos. Porém, fabricantes podem colocar o adjetivo “ergonômico” em qualquer produto que quiserem, incluindo cadeiras de escritório, então não se baseie apenas nesse termo.

O que procurar em uma cadeira de escritório ergonômica:

- Suporte lombar: A curva na parte de trás da cadeira deve apoiar a parte inferior da sua coluna, seguindo a curva natural das costas.

- Profundidade do assento: Cadeiras ideais permitem se sentar confortavelmente com suas costas apoiadas no suporte lombar, enquanto deixam um espaço entre a parte de trás dos joelhos e o assento.

- Regra geral: enquanto estiver sentado, veja se tem 3 ou 4 dedos de distância entre suas pernas e o fim do assento.

- Altura: Você deve ser capaz de ajustar a altura da cadeira para que os pés fiquem retos no chão ou em um apoio.

- Descanso de braço: Devem estar na altura adequada para que seus ombros não se curvem e para que você possa manter seus braços paralelos ao solo.

- Reclinação: Reclinar a cadeira, próximo de 135 graus, pode ser melhor para sua coluna do que sentar-se em um ângulo de 90 graus.

- Material: Preferência pessoal mas algumas pessoas preferem malha porque se sentem quentes em outros tipos de cadeira. Prefira materiais duráveis; cadeiras com espumas baratas se desgastam rapidamente.

Quanto mais ajustável for a cadeira, maior a probabilidade dela vestir como uma luva e te manter confortável o dia todo. Cadeiras de alta qualidade permitem ajustar a posição e a firmeza do apoio lombar, a profundidade do assento e mais. 

Fonte: http://tutano.trampos.co

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br