Como criar um ambiente de trabalho envolvente

As empresas que querem ter seus colaboradores engajados e produtivos precisam ir além da criação de espaços com alguns elementos coloridos, elas precisam criar espaços que promovam o bem estar, a confiança e o sentimento de pertencimento.

Além dos espaços é preciso também que as empresas tenham uma cultura de transparência e boa comunicação.

Engajamento

De acordo com Kelli Marjolet do Great Place to Work, existem três princípios para ocorrer o engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho:

Comunicação, coordenação e colaboração.

A Comunicação refere-se a transparência com que a empresa passa as informações sobre o negócio aos seus funcionários e é o elemento fundamental para aumentar a confiança entre a empresa e seus trabalhadores. É muito ruim os funcionários receberem informações pela chamada rádio-peão ou através das mídias sociais, principalmente notícias nada favoráveis a organização. A comunicação realizada de forma honesta, simples e antecipada evita ruídos e melhora o engajamento.

A Coordenação está relacionada ao trabalho de envolvimento das equipes  com seus diferentes tipos de pessoas e pensamentos, ao valor, reconhecimento e recompensa dado aos funcionários.

A Colaboração refere-se a trabalhar em equipe pois ajuda a gerar ideias e aumentar a criatividade  mas é preciso criar um clima de liberdade de criação e expressão. Criar uma cultura de confiança é muito importante para que as ideias possam fluir naturalmente e para que o trabalho em equipe seja positivo e estimulante.

É necessário também criar ambientes e condições que permitam que esse engajamento aconteça.

1- Espaços colaborativos

É importante criar espaços flexíveis para atividades colaborativas.

Quando um projeto ou um tema a ser discutido não pode ser realizado em uma sala de reunião é importante ter um espaço que possa permitir rapidamente um arranjo para que o “brainstorming” aconteça. Alguns fabricantes de móveis corporativos já disponibilizam móveis com rodízios e desenhos que permitem diversas formas de configuração do espaço conforme a necessidade.

É importante também que os demais elementos pertencentes a infraestrutura do espaço contribua para que esse arranjo possa acontecer.

2- Salas de videoconferência

Criar ambientes de trabalho mais engajados vai além do desenho do espaço do escritório.

A videoconferência ajuda os funcionários que trabalham remotamente a permanecerem conectados com seus colegas sem a necessidade de se deslocar, maximizando o tempo e a produtividade.

As videoconferências podem ser feitas praticamente de qualquer lugar em praticamente qualquer dispositivo. Os usuários de PC podem ver colegas remotos em seus tablets e os usuários de smartphones podem se conectar à sala de videoconferência de onde estiverem e isso melhora o sentimento de envolvimento e reduz a sensação de ansiedade por estar distante.

3- Flexibilidade

Empresas que querem extrair o melhor de seus funcionários, atendendo a seu estilo de trabalho, estão permitindo o trabalho em casa, “home office” como opção.

Além da opção do “home office” algumas empresas ainda oferecem horário flexível para seus funcionários para que eles possam trabalhar onde e quando quiserem desde que atinjam seus resultados mas isso tudo, é claro, vai depender da atividade que a pessoa exerce na organização e da política estabelecida.

4- Espaço de relaxamento e descompressão

É necessário proporcionar espaços de relaxamento e descompressão e estimular os funcionários a fazerem paradas e utilizar os espaços sempre que necessário pois ajuda a relaxar e obter mais energia para desenvolver melhor suas atividades.

5- Espaço para alimentação

Fornecer o espaço para alimentação e os alimentos aos funcionários faz com que eles se sintam mais valorizados e apreciados. A comida é o elemento chave para o engajamento dos funcionários principalmente se for gratuita ou a preços simbólicos.

Empresas como Google e Facebook tem espaços para alimentação e fornecem  serviço de catering para seus funcionários.

6- Espaço para atividade física

Além de oferecer aos funcionários a chance de comer boa comida, algumas empresas também apoiam seus objetivos de saúde promovendo exercícios no escritório.

O estilo de vida sedentário do escritório pode ser perigoso, mesmo que um funcionário seja fisicamente ativo, pois ficar sentado por longos períodos está ligado ao risco de doenças do coração e diabetes.

Para combater este problema, algumas empresas fornecem academia em seus espaços ou criam convênios com academias externas, adotam sessões de exercícios em grupo além de oferecer programas de fitness ou bem-estar para resultar em menos licenças médicas e menos reclamações por parte dos trabalhadores.

Se a empresa não puder pagar o investimento ou o espaço para equipamentos de ginástica, há um custo-benefício simples e alternativo que são as mesas com ajuste de altura. Essas mesas podem ser ajustadas para diferentes níveis de altura para que o trabalhador possa alternar seu trabalho ora pé ora sentado.

Outras opções ainda mais simples é promover grupos de caminhada e também dispor as lixeiras e as impressoras centralizadas e longe da mesa de trabalho para que obriguem os funcionários a se movimentarem.

7-  Hot Desking & Hoteling

Estes tipos de espaços de trabalho são freqüentemente usados ​​por empresas com vários funcionários que trabalham remotamente e que passam pouco tempo nas empresas.

O Hot desking é um sistema no qual os funcionários usam as mesas conforme a disponibilidade. Em vez de sentar em um espaço fixo, eles utilizam qualquer espaço que estiver disponível para eles.

O Hot desking pode ser um bom sistema para organizações onde os trabalhadores não permanecem no escritório o dia todo, e é adequado para funcionários que não se importam e até preferem mudar de ambiente de vez em quando. Pode funcionar melhor em áreas como vendas, consultoria e atendimento ao cliente  e também para os trabalhadores que não passam todo o tempo sentados. 

O Hoteling, por outro lado, é um sistema onde os funcionários reservam diferentes espaços, que podem ser mesas, salas de conferência ou escritórios. Esse tipo de sistema pode ser mais ou menos sofisticado, com alguns escritórios usando monitores especiais para mostrar quais espaços estão disponíveis ou “concierges” para acompanhar as reservas.

Transforme sua empresa em o melhor lugar para se trabalhar.

Fonte: http://universofacilities.com.br

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br