COMO LIDAR COM ANSIEDADE NO TRABALHO? SAIBA AQUI!

Nesse contexto, saber como lidar com um funcionário ansioso e reduzir esse problema é um dos grandes desafios de todas as empresas. Para isso, é preciso investir em algumas estratégias que modificam o clima organizacional e promovem um ambiente mais leve e propício para que cada colaborador desempenhe a sua função com equilíbrio, livre do estresse e da ansiedade.

Confira, a seguir, as medidas que elencamos como mais eficientes para amenizar a ansiedade no ambiente de trabalho.

Organize um ambiente mais disruptivo
Muito além da decoração e das cores da parede, um ambiente disruptivo é aquele que rompe com os padrões de seriedade característicos do trabalho e promove um local descontraído para deixar a ansiedade de lado.

Nele, o funcionário sente-se à vontade para mostrar quem é e abstrair das suas responsabilidades. Como bônus, esse local também promove o crescimento por meio da troca de experiências entre a equipe.

Um bom exemplo de ambiente disruptivo é uma sala de jogos e descanso, na qual os funcionários podem relaxar e fugir um pouco da rotina estressante que promove a ansiedade.

Evite ruídos no trabalho
Ruídos ocupacionais são uma das principais causas de estresse no dia a dia de trabalho. Além de atrapalhar a produtividade do colaborador, eles perturbam a mente e podem, inclusive, desencadear problemas de saúde.

Para minimizar esse problema é preciso investir em técnicas que promovam isolamento acústico. As principais fontes de ruídos são sempre as máquinas industriais e, conforme o ambiente de trabalho e a função do colaborador, é possível aplicar as seguintes estratégias:

enclausuramento acústico: a máquina que produz ruídos é confinada;
cabine acústica: o operador do equipamento fica isolado;
barreira acústica: anteparos são instalados ao redor das fontes de ruídos.
Realize dinâmicas de grupo
Promover a integração entre os membros da equipe é fundamental para melhorar o relacionamento entre os funcionários e proporcionar um ambiente mais leve e menos estressante.

As dinâmicas são ótimas aliadas nesse quesito. Com elas é possível descontrair e conhecer melhor um indivíduo, saber quais são as suas características, qualidades e dificuldades — competência essencial para saber como lidar com cada pessoa.

Faça ginástica laboral
Aplicar a ginástica laboral na sua empresa é uma das melhores estratégias para melhorar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Aliás, a simples pausa por alguns minutos na rotina laboral já é suficiente para controlar o estresse e a ansiedade no trabalho.

Assim, a hora dos exercícios resultam em benefícios para o corpo, como prevenção de lesões por movimento repetitivo, e também contribuem diretamente para o equilíbrio psicológico e emocional dos funcionários.

Cuidar da saúde do trabalhador é muito importante para a sua empresa, sendo o verdadeiro segredo para o aumento da produtividade e dos lucros e para o crescimento no mercado. Por isso, não encare a ansiedade no trabalho como um fator irrelevante. Invista nas medidas que citamos e comece a usufruir dos benefícios de contar com colaboradores menos estressados agora mesmo!

Fonte: http://nucleohealthcare.com.br/blog/2019/05/21/como-lidar-com-ansiedade-no-trabalho-saiba-aqui/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br