Conscientização por meio da sinalização – Prevenção de acidentes de trabalho

Segurança do trabalho é assunto sério. Segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, entre os anos 2012 e 2018 foram contabilizados 17.200 mortes devido a algum acidente ou doença, relacionados à atividade laboral.

Já de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre os anos de 2007 a 2017 foram registrados 1.324.752 casos de acidente no trabalho. Deste número, 703.193 foram acidentes graves. O ambiente da construção civil está entre os quatro locais de maior propensão a acidentes, junto aos hospitais, supermercados e administração pública.

Ralph Chezzi, engenheiro civil e responsável pela Bump, especialista  em desenvolver projetos de sinalização para diversos segmentos, explica sobre a obrigatoriedade da sinalização no ambiente de trabalho, segundo os artigos 157 e 170 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“No artigo 170, por exemplo, é especificado sobre a importância de que as edificações obedeçam aos requisitos técnicos que visam a segurança a todos que trabalham nela”, acrescenta.

E dentre os requisitos técnicos previstos em Lei, a sinalização previne acidentes de trabalho e torna o ambiente mais seguro, e mesmo em um caso de acidente, com as devidas sinalizações, o processo para a resolução do conflito no local se torna mais fluido. A sinalização laboral, diferente das outras sinalizações fundamentais como contra incêndio e pânico (que devem estar presentes em todos os estabelecimentos), é uma sinalização específica para áreas industriais e canteiros de obras.

Sinalização previne acidentes de trabalho – Conscientização dos trabalhadores

Dentre as normas mais importantes para a garantia da proteção no ambiente de trabalho, em indústrias e canteiros de obras, está a NR 6 que trata exclusivamente a respeito do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Dentre os exemplos de EPI, estão: óculos de proteção, luva, capacete, protetor auricular, máscara, etc.  Esse tipo de sinalização previne acidentes de trabalho, mas faz parte do conjunto de sinalizações de segurança que precisam fazer parte dos locais que apresentam alto grau de periculosidade.

A sinalização de segurança precisa estar presente em todo o ambiente:

  • Para prevenir acidentes em escadas.
  • Prevenir acidentes em pisos úmidos.
  • Indicando as saídas de emergência.
  • Indicando extintores de incêndio, mangueira de água e alarme.
  • Entre outras funções.
  • Dentre os equipamentos de segurança que compõem a sinalização que previne acidentes estão os cavaletes e lanternas.

Fonte: https://revistabusiness.com.br/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br