Criando um plano de manutenção para pequenas e médias empresas

O setor de manutenção já possui consolidado o status de estratégico nas grandes organizações. O tempo de inatividade de máquinas e a produtividade estão diretamente ligados ao plano de manutenção. As grandes indústrias sabem disso e sempre mantém atualizados seus planos de manutenção e o acompanham de perto.

No entanto, empresas de pequeno e médio porte costumam não ter a mesma visão. A ideia de que a gestão da manutenção requer altos investimentos é um motivo para relegar o plano de manutenção. Além disso, é comum que a importância da manutenção para saúde financeira da fábrica seja pouco conhecida em empresas menores. Em geral, essas pequenas e médias unidades fabris acabam fazendo apenas a manutenção corretiva. Isto é, esperam acontecer um problema para resolverem.

Independente do tamanho da empresa, um plano de manutenção adequado é necessário e garante bons retornos financeiros. Fazer um plano simplificado e condizente com o tamanho de sua empresa é possível sim, e traz mais benefícios do que pode-se imaginar. Vamos lhe mostrar como fazer isso agora.

Problemas causados pela falta de gestão da manutenção

A ausência de programação dos procedimentos de manutenção geram um ciclo vicioso. A falta de uma programação adequada faz com que a manutenção seja majoritariamente corretiva. Isto eleva a frequência de falhas e os custos com manutenção e inatividade de máquinas.

As pequenas e médias empresas têm recursos financeiros e humanos limitados. Somando-se a isso a maior frequência de falhas, o resultado é que os colaboradores e gestores não dispoẽm de tempo para implementação de um bom plano de manutenção.

E assim o ciclo se fecha, fazendo com que a manutenção continue focada na correção de problemas, e não na elaboração de um plano bem estruturado.

Benefícios para as empresas de um plano de manutenção

O plano de manutenção consiste em uma programação calcada em uma agenda bem definida e roteiros de execução de procedimentos. A definição do plano passa pela escolha de qual tipo de manutenção a empresa irá se basear e no detalhamento de como será executado.

Fonte: https://fersiltec.com.br/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br