Entenda já o que diz a NR 17

A Norma Regulamentadora 17 foi criada para determinar os parâmetros necessários para adaptar o ambiente de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores. Ela tem o intuito de proporcionar bem-estar e segurança aos profissionais.

Por isso, ela contribui para evitar lesões nas diversas atividades exercidas. Um ambiente de trabalho adequado também favorece o aumento da produtividade, uma vez que o profissional não sentirá dores ou muito cansaço. Nesse sentido, a norma estabelece regras para determinadas atividades, como as descritas a seguir.

Qual é a sua importância?

A norma regulamentadora garante um cuidado maior da empresa em relação ao colaborador. Ela exige que a companhia adquira equipamenteos de proteção individual nas atividades que expõem o profissional ao risco, móveis adequados e equipamentos para garantir o desempenho dos trabalhos.

É importante que a empresa contrate um profissional para realizar a avaliação do ambiente de trabalho e indicar os ajustes necessários. Ele deve considerar as atividades realizas pelo colaborador, o tempo que ele permanece em pé ou sentado, dificuldades da função e problemas laborais.

Por exemplo: pessoas muito altas ou baixas costumam sofrer com as características dos mobiliários, pois eles seguem uma altura padrão. Cabe ao profissional de segurança do trabalho adquirir equipamentos para amenizar o problema e orientar o trabalhador sobre a sua utilização.

Também é fundamental observar os níveis de ruído do ambiente, iluminação, temperatura e umidade do ar, pois todos esses fatores podem causar danos ao trabalhador.

Como aplicar a ergonomia na empresa?

Ela deve ser baseada nas descrições da NR 17 e sua aplicação deve ser feita mediante a criação de um programa de ergonomia. É essencial que o profissional de segurança do trabalho avalie os riscos de cada atividade e promova uma campanha de conscientização com toda a equipe:

  • os gestores devem ser orientados sobre a necessidade de adquirir mobiliários e equipamentos adequados para cada função;

  • os colaboradores precisam ser informados sobre os riscos ergonômicos e as técnicas adequadas para a manutenção da saúde (como sentar corretamente, fazer alongamentos etc);

  • o profissional de segurança do trabalho tem a função de avaliar constantemente se todos estão seguindo as orientações e realizar palestras para reforçar o tema.

Fonte: http://blog.gaveteiro.com.br/

 

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