Entenda o conceito de repetitividade na ergonomia e saiba como reduzi-la

Muitas profissões aparentemente inofensivas estão associadas a dores articulares, que afetam principalmente os ombros, pulsos e região lombar. Em geral, esses desconfortos são causados por conta de más condições ergonômicas — como utilização de mobiliário, material e equipamentos que não são adequados para utilização contínua e repetitiva. No Brasil, estima-se que 27 milhões de pessoas sofram com dores causadas pelo trabalho, um problema que pode gerar lesões e doenças mais graves.

O problema da repetitividade ergonômica

Uma das doenças mais conhecidas pela repetitividade é a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), muito comum em digitadores e pessoas que passam bastante tempo fazendo movimentos repetitivos e sem pausas.

Este problema causa tendinite, uma inflamação nos tendões que afeta principalmente as mãos, dedos e ombros. Além disso, profissionais que sofrem de LER podem desenvolver hérnias de disco e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Como são desenvolvidas em ambiente laboral, essas doenças são consideradas ocupacionais.

Além das doenças físicas causadas pela repetitividade ergonômica, há ainda os distúrbios psicológicos causados por ela. O estresse, a depressão e a ansiedade são algumas dessas consequências e que podem ser o ponto de partida para o surgimento de outras tantas doenças físicas e mentais.

A empresa sofre diretamente com o surgimento dessas doenças, uma vez que o problema causa queda de produtividade e desmotivação do funcionário, podendo levar a seu afastamento temporário, aposentadoria por doença e até mesmo processos trabalhistas.

Como se prevenir das doenças repetitivas

Um profissional que trabalha em um ambiente devidamente preparado com as ferramentas ergonômicas se sente muito mais motivado e capaz de exercer sua função. A qualidade mobiliária e funcional oferecida proporciona mais qualidade na produção e diminui consideravelmente as chances de que sejam desenvolvidas doenças causadas pela repetitividade.

Vale lembrar que o próprio profissional também pode identificar os sinais que o corpo dá quando uma atividade repetitiva está causando problemas. Os principais desconfortos que servem de alerta são: formigamento, sensação de choque, dor, dificuldade de movimentar o local e inchaço.

Mesmo que haja um ambiente adequado à prevenção dessas doenças, é necessário realizar algumas ações para diminuir os riscos de doenças ocupacionais. Uma dessas ações consiste na realização de exercícios de alongamento antes e depois do expediente, para preparar os músculos para a atividade. É importante também se movimentar em intervalos curtos, para aliviar a tensão muscular.

Fonte: https://www.epi-tuiuti.com.br/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br