Má postura no trabalho: perigo silencioso

Má postura no trabalho gera baixo rendimento e aumenta o risco de doenças graves, como a escoliose

Má postura : afinal, quais são as consequências? Dor na coluna, nas articulações e nos ombros acabam te invadindo no final do dia? Você já parou para observar como anda a sua postura durante as atividades que mais realiza?

O estresse e as dores decorrentes de postura inadequada têm sido as principais causas de afastamento no trabalho. É fato que o estresse piora ainda mais os problemas na coluna. A musculatura sofre uma tensão muito grande por causa do estresse, o que reduz a circulação sanguínea dos tecidos e comprime articulações, discos e ligamentos.

O esgotamento físico e emocional causado por esses fatores, além de diminuir o rendimento do trabalhador, pode acarretar em problemas como dor de cabeça, lombalgia, cervicalgia, hipercifose (curvatura da coluna dorsal) e tendinite.

Na pior das hipóteses, doenças crônicas também podem aparecer, como escoliose e hérnia de disco.

Má postura no trabalho também pode ser responsável pelos distúrbios do sono

As longas horas de trabalho sentado, aliadas a vícios posturais podem ser responsáveis pelo surgimento de DORT (doença osteo muscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos), cujos sintomas incluem distúrbios do sono.

Para se prevenir, é preciso praticar exercícios físicos de correção postural, como alongamento ou pilates, além de respeitar os próprios limites.

Separei algumas dicas para que você possa evitar danos mais graves no futuro:

  • Lembre-se de fazer pausas periódicas e levante-se de hora em hora, por cerca de cinco minutinhos. Alongue-se sempre que possível.

  • Quem trabalha no computador deve adotar posturas adequadas ao se sentar. Os pés devem se manter fixos no chão, os joelhos num ângulo de 90º e a lombar deve tocar o encosto da cadeira. Os braços e punhos também devem ficar retos e os cotovelos apoiados, sem elevar o ombro.

  • Os móveis do escritório devem ser bem escolhidos. A cadeira deve ter rodinhas, regulagem de altura, do encosto e do apoio dos braços. Já o monitor do computador ou laptop deve estar posicionado na linha dos olhos.

  • Para quem usa óculos bifocal, o monitor deve ficar um pouco abaixo da linha dos olhos para a cabeça não rodar para cima. Isso porque a parte de baixo das lentes contém o grau ideal para leitura.

Vale lembrar que cuidar da postura não é incumbência apenas de trabalhadores. Cada um deve ficar atendo à própria postura durante as tarefas do cotidiano. Governo e empresas também tem o seu papel e responsabilidade na prevenção das patologias da coluna.

Fonte: https://silviacanevari.com.br/2018/09/01/ma-postura-no-trabalho/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br