O ambiente de trabalho em 2020: 4 fatores que influenciarão a forma como trabalhamos

Os primeiros anos de cada nova década são mais parecidos com a década anterior do que o que eventualmente se torna o seu elemento definidor. Por exemplo, os anos 80 foram caracterizados pelo mantra "ganância é boa" do filme Wall Street, mas até 1982, grande parte da economia mundial estava em recessão

O que sabemos agora sobre como os anos 80 foram, só começou a mostrar vislumbres em 1983 - e não atingiu o pico até aproximadamente 1985. É assim também no trabalho. Os recursos que influenciam o ambiente de trabalho começam a aparecer anos depois do ponto de inflexão no qual uma época é definida.

A Primeira Revolução Industrial pode ter começado em 1760, mas a verdadeira inovação tecnológica não chegou antes de 1763. Foi quando James Watt notou as ineficiências em uma máquina a vapor que havia sido inventada anos antes por Thomas Newcomen. Mesmo assim, a adoção não ocorreu da noite para o dia. O que acontecerá em 2020? Escolha uma data no outono de 2020. Marque-a no seu calendário com a seguinte pergunta: "Como o ambiente de trabalho mudou desde o 1º dia de janeiro?" A história sugere que, salvo uma grande interrupção ou evento catastrófico, a sua resposta será: "Não muito". Este ano, no entanto, nos levará um passo mais perto do futuro do trabalho. Os sinais já estão aí. A mudança está acontecendo.

Confira quatro fatores que influenciarão a forma como trabalhamos em 2020 e preparam o cenário para o que eventualmente se tornará o “próximo novo” ambiente de trabalho.

A transição demográfica continua

A história geracional da década passada se concentrou amplamente nos millennials que ingressavam no mercado de trabalho. Isso evoluirá e mudará em 2020. Os Baby Boomers ainda estão por aí e provavelmente ficarão no comando. A geração X deveria ser alinhada para herdar os cargos seniores, mas há muito poucos deles para cobrir a lacuna dos Boomers aposentados.

Relatórios mostram que 75% do mercado de trabalho será composto pela geração Y em 2025. Isso provavelmente não é verdade, mas é seguro admitir que eles estarão firmemente entrincheirados em posições para mudar o ambiente de trabalho. Com a porta aberta para os millennials para assumirem funções de Liderança, mais espaço será aberto nos próximos cinco anos.

Não fique confortável, no entanto. A geração Z está chegando. Haverá mais deles do que Millennials - e eles são resolutos no seu desejo de manter o seu próprio grupo. Terry Simpson, da Nintex, me disse que a geração Z se aproximará de 30% nos próximos cinco anos. Ao contrário dos Millennials que vieram antes deles, esse grupo se sente à vontade trabalhando em equipe ou sozinho. Eles tendem a ser mais competitivos e esperam que você se torne atraente para eles enquanto empregador.

Os funcionários da Geração Z que entrarem na sua equipe também não estão dispostos a trabalhar com a tecnologia legada que sempre foi "boa o suficiente", diz Simpson. Afinal, por que eles deveriam? Eles cresceram em um mundo onde sempre há um aplicativo ou resposta para todas as perguntas… e é provavelmente um vídeo que mostra a solução que eles procuram.

A transformação digital se torna um modo de vida

Por que ainda estamos falando da transformação digital como algo importante? O assunto vem dominando as discussões há pelo menos sete anos e, na verdade, já estamos progressivamente tornando os ambientes de trabalho digitais nos últimos 50 anos. Estamos chegando ao ponto em que toda transformação de negócios será digital ou, pelo menos, terá elementos digitais que suportam experiências humanas. Os desafios de implementação continuam a existir, mas transformação é o objetivo. Digital é a ferramenta. Ambas são partes essenciais e constantes do ecossistema de negócios daqui para frente.

Distribuído, conectado e vulnerável

A interação humana face a face não se escala em um mundo de trabalho distribuído, observa Dan Latendre, CEO da Igloo Software. Ele prevê um ambiente de trabalho digital que vá além das ferramentas de compartilhamento de informações e colaboração social para uma plataforma que permita a comunicação contextual, colaboração e transferência de conhecimento. “Onde você trabalha não é mais definido pelo lugar para onde você vai. A localização do trabalho é um destino digital”, explica. A tecnologia que permite a conexão quando, onde e como você deseja traz um risco significativo, no entanto. Metade de todas as violações de segurança vem do que pode ser descrito como erros por "algum idiota como eu", afirma David Rabin, vice-presidente de negócios comerciais globais da Lenovo. Resolver esse desafio será algo que absolutamente tornará os líderes em tecnologia heróis nas suas empresas.

Fonte: https://cio.com.br/o-ambiente-de-trabalho-em-2020-4-fatores-que-influenciarao-a-forma-como-trabalhamos/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br