Os impactos do eSocial no PPRA

O que é PPRA?
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou PPRA, é um documento fundamental para qualquer empresa, pois reúne um mapeamento de risco do ambiente de trabalho.
Além disso, ele existe para avaliá-los e contextualizá-los com a saúde dos trabalhadores, garantindo que todos tenham ciência dos possíveis riscos aos quais estão expostos, assim como das formas de minimizá-los.
Assim, o objetivo final do PPRA é garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. Proteger a empresa de qualquer problema, caso a integridade de algum deles seja posta em risco.
O que é o eSocial?
Como foi dito anteriormente, o eSocial é um programa do Governo Federal. Visa facilitar e unificar a entrega de obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias por empresas de todo o país. É uma ideia que visa facilitar a vida de todos os envolvidos, sejam empresas ou empregados.

O impacto do eSocial para o PPRA
Com isso em mente, o impacto do eSocial no PPRA e no SST, em geral, é muito positivo.
Primeiramente, é muito importante destacar que a chegada do eSocial não traz nenhuma mudança nas leis do PPRA e do SST. Essa ferramenta é apenas uma forma de controlar as informações e verificar as práticas de segurança do trabalho dentro de uma empresa.
Isso é bem positivo, pois facilita a vida de todos. As empresas fazem essa parte do trabalho com mais eficiência e os funcionários têm uma garantia maior de que os seus direitos serão respeitados.
O eSocial terá diversas informações, referentes a função que o colaborador deve ter na empresa. Isso significa que, mais do que nunca, é necessário haver um sistema que fará essa ponte, ligando a sua empresa ao eSocial e permitindo o controle e a transmissão mais fácil das informações.
Para que esse processo seja feito de forma eficiente, as empresas devem revisar as suas políticas de PPRA. Especialmente aquelas cujas informações precisam ser compartilhadas no eSocial.
Sob esse ponto de vista, a implementação desta ferramenta apresenta também uma oportunidade para as empresas reavaliarem o seu trabalho e promover uma melhora significativa nos processos.
A forma mais fácil de fazer isso é implementando um sistema de gestão ocupacional responsável por gerenciar todas essas informações.
Assim, o sistema de gestão ocupacional reúne as informações em um único lugar e facilita a integração com o eSocial. Garantindo não somente mais facilidade em cumprir as obrigações com o programa, mas também mais eficiência no controle e envio das informações dos colaboradores.

Fonte: https://ww2.soc.com.br/2019/06/os-impactos-do-esocial-para-o-ppra/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br