Qualidade de vida no trabalho: dicas para um ambiente de sucesso

Primeiro, vamos começar explicando o conceito de qualidade de vida. Esta está diretamente relacionada com o conjunto de conceitos que contribuem para o bem-estar físico, psíquico e espiritual de uma pessoa no círculo social no qual ela está envolvida.

Não é aconselhável conectar de maneira livre a qualidade de vida com o trabalho, porque essa é uma questão muito pessoal. O que para uns é algo positivo, como trabalhar mais e ganhar mais dinheiro, pode ser maléfico para outros, que entendem como qualidade de vida o tempo passado com amigos e família, mesmo que isso signifique uma renda menor.

Então a definição de qualidade de vida varia de pessoa para pessoa, pois cada um sabe quais são os fatores que interfere no seu dia-a-dia.

Por que a qualidade de vida no trabalho é importante?

É essencial não só para empresas que buscam funcionários mais motivados e produtivos, mas também para profissionais que almejam evoluir como pessoas e crescer dentro das suas áreas de trabalho.

Para as empresas, a qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada às práticas adotadas para potencializar os resultados positivos do capital humano. Quando a qualidade de vida no trabalho é alta, outros aspectos corporativos também aumentam como a entrega de resultados, a produtividade e a inovação.

Porém é preciso reforçar que a qualidade de vida não depende exclusivamente do que acontece dentro da empresa. As relações pessoais e a satisfação com a vida exterior refletem diretamente na qualidade de vida no trabalho. Desta forma, as empresas precisam se atentar para esse aspecto, que é bastante delicado por lidar com questões pessoais dos seus colaboradores.

A busca pela qualidade de vida, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, não depende apenas do indivíduo: ela é afetada por aqueles que estão ao seu redor. Essa linha de pensamento se torna ainda mais gritante no trabalho, pois o mau desempenho de um funcionário pode atrapalhar uma equipe inteira.

Existem algumas dicas para conquistar uma qualidade de vida na sua empresa:

Seja responsável;

Saiba trabalhar em equipe;

Mantenha a distância de fofocas;

Tenha foco;

Tenha um bom relacionamento interpessoal;

Seja gentil;

Seja profissional; 

Tenha qualidade de vida fora do trabalho.

Se você estiver infeliz na sua vida pessoal, isso vai afetar diretamente a sua qualidade de vida no trabalho.

Fonte: https://www.edools.com/qualidade-de-vida-no-trabalho/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br