Saiba a importância da Norma Regulamentadora 17 – Ergonomia

A norma regulamentadora 17 institui práticas que ajustam e melhoram as condições de trabalho, tanto no conforto quanto à segurança e eficiência para a realização das atividades a serem exercidas pelos trabalhadores. Para atingir esses e demais propósitos que favoreçam os colaboradores, é necessário que os equipamentos estejam adaptados fisicamente e psicofisiológicamente.

O objetivo da NR 17 é aprimorar o local de trabalho, criando um ambiente agradável e com mais segurança. Em algumas atividades, como por exemplo as que envolvem a leitura de documentos, digitação, datilografia ou mecanografia, devem-se seguir normas específicas para não prejudicar a saúde, veja:

– Fornecer suporte adequado para documentos que possam ser ajustados, garantindo boa postura, boa visão e operação.

– Evitar a movimentação frequente do pescoço e cansaço visual.

– Ao utilizar documentos, impeça o uso de papel brilhante ou de qualquer outro material que possa provocar ofuscamento.

A finalidade dessas regras é justamente para evitar que a leitura cause problemas de visão e também na postura, dentre tantos outros problemas de saúde que o não cumprimento das normas podem ocasionar.

Os trabalhos manuais estão sendo cada vez mais mecanizados e automatizados, por isso, o ritmo de trabalho é mais acelerado, o que muitas vezes o torna monótono e repetitivo. Todas estas mudanças têm mostrado aspectos negativos, em alguns, a própria substituição do trabalho manual por máquinas e computadores exige a repetição de operações simples ou então somente a supervisão do processo de produção.

Em muitos casos, as doenças ocupacionais estão associadas à inadequação do colaborador no exercício da função. A sobrecarga é uma delas, e pode resultar em diversas complicações musculares, lesões na coluna e nas articulações.

Doenças de níveis mais elevados devem ser tratadas, e o stress é um dos principais motivos de muitas delas, como a úlcera de estômago, pressão alta e problemas de coração.

O exame ergonômico

O que é Ergonomia? É a ciência que estuda as atividades do ser humano como trabalhador em máquinas, dispositivos, ferramentas, etc. Ela define as condições nas atividades e garante a segurança do trabalho, ou seja, estabelece e adapta corretamente as ferramentas no ambiente de trabalho das pessoas.

É previsto na regulamentação brasileira desde 1990 o exame ergonômico, mas na prática há controvérsias, justamente pela falta de números quantitativos para a maioria das ocorrências. Assim, a análise em muitos casos é extremamente simples em situações complexas.

 

Fonte: https://www.primecursos.com.br/

 

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br