Saiba se você tem nomofobia

Grave mesmo é a nomofobia, que vem assolando os ambientes de trabalho. A nomofobia é uma perturbação mental de quem tem medo de ficar sem o celular ou que sua bateria acabe. O problema é caracterizado por uma forte angústia de quem se sente incapaz de ficar sem aparelhos celulares ou computadores. Os problemas de saúde causados pela tecnologia digital foram recentemente explicados pelo professor de psicologia norte-americano Larry Rosen, que aborda as desordens da internet aos trabalhadores.

Segundo ele, à medida que os dispositivos digitais tornam-se indispensáveis para as pessoas, surgem várias consequências como estresse e insônia, além de distúrbios diversos. Rosen catalogou algumas patologias causadas pelas ferramentas digitais. Além da nomofobia, há a síndrome do toque fantasma. Sabe quando a pessoa escuta um toque de celular, enfia a mão na bolsa, para atender ao telefone, mas o toque não correu?  Outra doença da lista do psicólogo americano é a chamada náusea digital, que é quando as pessoas que interagem demais com os ambientes digitais sentem algum tipo de vertigem causada pela movimentação das imagens na tela.

Há também a chamada hipocondria digital. Esse, eu confesso, é o meu caso. Sou hipocondríaca digital, pois acredito que possa ter todas as doenças que leio na internet. Segundo o psicólogo, há ainda a depressão do Facebook, que funciona quando se percebe que a realidade dos outros é sempre mais feliz do que a nossa. Agora, grave mesmo é o chamado transtorno de dependência da internet, já que é semelhante às outras dependências, como da droga, e, para curar-se, a pessoa precisa de internação hospitalar.

Estudos mostram que processar avalanches de informações causa confusão e exaustão mental, comprometendo o aprendizado e a criatividade. O cérebro precisa de um tempo de inatividade para absorver e processar os dados. Pesquisa feita nos EUA concluiu que os profissionais estão trabalhando ao equivalente a seis semanas a mais por ano por causa dos dispositivos digitais. E o trabalho a distância tende a agravar mais esse quadro. Portanto, a recomendação é fazer uma desintoxicação virtual urgente. Sabemos que o mundo digital é irreversível, mas que deve ser utilizado com bom-senso.

Os trabalhadores que não aprenderem os limites do uso da nova tecnologia não vão preservar a saúde física e mental. É preciso tomar cuidado por causa do adoecimento que esses recursos estão causando no mundo inteiro. No Brasil estima-se que entre 6 a 15% da população usa compulsivamente os celulares. Alô, alô, terráqueo, sua saúde está na berlinda e só você pode protegê-la.

Fonte: https://segurancaocupacionales.com.br/saiba-se-voce-tem-nomofobia/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br