Saúde ocupacional: por que sua empresa deve pensar nisso?

Mais do que afetar a qualidade de vida, esses sintomas tendem a prejudicar a produtividade dos negócios. Em 2018, a Organização Mundial de Saúde divulgou um relatório sinalizando que a depressão será o maior motivo de afastamento do trabalho no mundo até 2020. Parece um futuro distante, mas não é: o primeiro semestre de 2019 está quase acabando. Diante disso, as empresas têm procurado por programas específicos em saúde ocupacional, que promovam o bem-estar dos colaboradores de forma mais abrangente. “No contexto atual, com novos modos de produção e mudanças nas organizações, o ambiente de trabalho é, cada vez mais, um espaço privilegiado para adoecimento ou promoção da saúde. Tudo depende de como as empresas lidam com isso”, comenta Cíntia.

Clinipam tem ações voltadas à saúde ocupacional

Os dados do Anuário do Sistema Público de Emprego e Renda do Dieese são alarmantes. Nos últimos dez anos, o Brasil registrou um crescimento de 25% no número de afastamento por doenças relacionadas ao ambiente profissional. “As empresas devem se responsabilizar pela saúde de seus trabalhadores, criando rotinas que não somente evitem doenças, mas promovam o bem-estar”, indica a gerente do CQV da Clinipam.

Pensando nisso, o CQV oferece um conjunto de ações em saúde ocupacional, que vão da atenção primária a programas contra a obesidade e o tabagismo. Todos são alinhados com a cultura da organização e exercem uma influência positiva nos comportamentos de saúde dentro e fora do ambiente de trabalho. Isso porque os bons hábitos tendem a ser levados para casa, estendendo os cuidados para toda a família. “Já temos um ambulatório in company de atenção primária em um cliente Clinipam. O trabalhador tem acesso a uma equipe de saúde, um médico de família e uma enfermeira”, sinaliza Cíntia.

Entre os benefícios, a gerente do CQV destaca a acessibilidade, longitudinalidade e a integralidade: “a equipe cuida da saúde do trabalhador ao longo da vida, não somente de uma doença ou sintoma. Por meio de um diagnóstico, avalia o perfil da saúde dos colaboradores e disponibiliza ações com profissionais multidisciplinares, além de grupos terapêuticos, blitz e palestras”, pontua.

Outras ações

Ações pontuais dentro das empresas também fazem parte do portifólio de serviços do CQV. A operadora de planos de saúde analisa o perfil dos trabalhadores, faz um diagnóstico de ações e disponibiliza profissionais, grupos terapêuticos e palestras. Os resultados já podem ser comemorados: “em 2018, realizamos uma ação de prevenção ao tabagismo em um cliente. Captamos trabalhadores que gostariam de abandonar o cigarro e tivemos uma grande surpresa: após o término das atividades, que foram realizadas em grupos, 100% dos participantes pararam de fumar”, encerra a gerente do CQV.

Cuidados com a saúde no trabalho

Algumas medidas simples contribuem para evitar o surgimento de doenças no ambiente laboral. Veja quais são:

Ergonomia. Manter uma boa postura durante o uso do computador, com a coluna reta e os braços apoiados em 45 graus na mesa. A cadeira não deve ser muito alta ou muito baixa: os pés devem tocar o chão.
Pausas regulares. Levantar-se para esticar as pernas, alongar pescoço e braços é um hábito saudável. As pausas devem ser feitas pelo menos a cada duas horas.
Alimentação. Comer na mesa do trabalho é uma prática comum, mas ruim: sem dar a devida atenção ao alimento, a tendência é sentir-se pouco saciado e ficar com fome novamente em pouco tempo. Uma boa dica é levar lanches saudáveis e deixar na gaveta: frutas secas, chocolate 70% ou frutas.
Fonte: https://g1.globo.com/pr/parana/especial-publicitario/clinipam/guia-da-saude/noticia/2019/06/27/saude-ocupacional-por-que-a-sua-empresa-deve-pensar-nisso.ghtml

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br