Você Sabe Qual A Importância Da Ergonomia No Mobiliário Corporativo?


De onde vem o termo ergonomia?

O termo Ergonomia vem do grego ergon, que significa “trabalho”. E nemos, que quer dizer “leis ou normas” ou seja, é o estudo do relacionamento entre o homem e o trabalho, equipamento e meio ambiente. É a ciência que adapta o trabalho ao trabalhador.

A parte da Ergonomia que trata dos aspectos físicos e, segundo o Wikipédia, é a Ergonomia Física que lida com as respostas do corpo Humano á carga física e psicológica, cujos tópicos relevantes incluem manipulação de materiais, arranjos físicos de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, vibração, força e postura estática, relacionada com lesões musculoesquelética.

A Norma que visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho ás características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar segurança, desempenho eficiente e máximo conforto é a Norma Regulamentadora NR17.

A Ergonomia tem como foco adaptar o trabalho ao ser humano ao invés do ser humano se adaptar ao trabalho

E por que é importante atender a NR17?

O Ministério do Trabalho e Emprego, através da NR17 orienta que toda empresa tenha uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), documento onde o profissional indica as melhorias que devem ser feitas para que o local atenda ás condições mínimas de ergonomia.

Sendo assim, as empresas tem a responsabilidade de promover um ambiente ergonomicamente mais adequado aos seus colaboradores e, no que se refere ao mobiliário, a indústria moveleira passou a ter maior preocupação com seus produtos.

Um mobiliário que atenda as normas de ergonomia, com medidas adequadas oferece ao trabalhador maior conforto e previne lesões que possam afetar o seu desempenho no trabalho.

O mobiliário deve ser especificado levando em consideração os critérios técnicos, desempenho, estético e custos.

Técnico: Atendimento ás normas ergonômicas, materiais adequados e garantias.

Desempenho: Segurança, conforto, qualidade, durabilidade e de fácil manutenção.

Estético: Acabamentos, desenho e estilo.

Custos: Ser compatível com a qualidade do produto e orçamento da empresa.

 

Quais as orientações da NR17  para o mobiliário?

Algumas orientações da NR17 quanto ao mobiliário, acessórios e equipamentos comumente utilizados em escritórios corporativos:

Mesas

Para trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação e devem atender aos seguintes requisitos mínimos:

ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, com a distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e com a altura do assento;
ter área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador;
ter características dimensionais que possibilitem posicionamento e movimentação adequados dos segmentos corporais.
Cadeiras

Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;
características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
borda frontal arredondada;
encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.
Acessórios

Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.

Equipamentos

Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;
o teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas;
a tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais;
serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.
Portanto, quando se projeta um ambiente de trabalho todas às orientações da NR17 quanto ao mobiliário, acessórios e equipamentos que compõem o escritório, devem ser seguidas, pois, gera benefícios tanto para empresa quanto para o trabalhador. Mas é importante que os profissionais saibam utilizar o mobiliário adequadamente ajustando-o as medidas ergonômicas individuais sendo necessária orientação de uso para cada pessoa.

 

 

Quais são os benefícios de se utilizar o mobiliário normatizado?

Para a empresa

Aumento da Produtividade;
Redução de desperdícios;
Redução do Absenteísmo;
Valorização do profissional.
Para o trabalhador

Melhora a postura ;
Previne doenças ocupacionais como LER Lesão por esforço repetitivo e DORT (Distúrbio osteo-muscular relacionado ao trabalho);
Melhoria na qualidade de vida;
Redução de lesões e acidentes.

http://universofacilities.com.br/voce-sabe-qual-a-importancia-da-ergonomia-no-mobiliario-corporativo/
 

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br