Quais são as orientações gerais para comunicação de acidente de trabalho?

Qualquer empresa está sujeita a passar por algum problema que envolva a segurança do trabalhador. Mas quando, infelizmente, algo negativo acontece, o primeiro passo a ser feito é garantir a comunicação de acidente de trabalho. Nesse momento, para garantir a resguarda de tal colaborador, o CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho).

Negligência, imprudência e imperícia: saiba diferenciá-las

Você já ouviu falar sobre negligência, imprudência e imperícia? Essas são três modalidades de culpa previstas no direito brasileiro que podem envolver situações, como erros médicos, informações falsas na mídia, ocorrências de trânsito, imprevistos com fogos de artifícios e, é claro, acidentes em uma indústria.

Por que investir em Segurança do Trabalho?

A Segurança do Trabalho é um conjunto de medidas que devem ser implementadas nos ambientes de trabalho como garantia de qualidade e segurança dos funcionários. Ela engloba um conjunto de medidas que visa reduzir os acidentes e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade física e a capacidade do funcionário e da instituição como um todo.

A Importância do Exame Admissional e Demissional

Os exames admissionais e demissionais são exames que devem ser solicitados pela empresa para avaliar a condição geral de saúde e verificar se a pessoa está apta para realizar determinada função ou se adquiriu alguma condição devido ao trabalho. Esses exames são realizados por um médico especializado em medicina do trabalho.

Biossegurança em Saúde

A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional que desempenha uma função, e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

Funcionário se recusa a fazer o exame periódico? Saiba o que fazer!

A Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07) do Ministério do Trabalho e Emprego, que disciplina o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), estabelece alguns exames médicos a que devem ser submetidos os empregados: o admissional, o periódico, o de retorno ao trabalho, o de mudança de função e o demissional.

https://blog.safesst.com.br/doenca-do-trabalho-e-doenca-profissional-saiba-como-diferenciar/

6 passos para realizar uma investigação de acidente de trabalho

Existem implicações diversas quanto às consequências que este evento pode trazer à companhia, que vão desde perda de prestígio desta no mercado onde está inserida, até perdas financeiras decorrentes de um possível aumento do FAP e dos custos relacionados ao tratamento do funcionário acidentado, isto sem falar do dano humano, que não tem preço.

https://blog.fortestecnologia.com.br/gestao-de-seguranca-do-trabalho/

Gestão eficiente da saúde e segurança do trabalho gera economia

Dados mais recentes do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), órgão ligado ao Ministério Público do Trabalho, mostram que no ano passado voltou a crescer número de acidentes de trabalho sem óbitos notificados no município de São Paulo, ficando em 54.528. Os números indicam uma reversão da tendência de queda que vinha sendo observada desde 2009, quando foram registrados 67.481 incidentes.

Logo ErgoCorp

Unidade Araraquara

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial@ergocorp.com.br

Unidade Sorocaba

Rua Terezio Moreira, 115. Jardim Amália. Éden. Sorocaba - SP

(15) 3329-2881

Unidade Anápolis

Av. Paris, Quadra 7, Lote 7, s/n. Parque das Nações. Anápolis - GO