Pirâmide de Maslow: Necessidades de Segurança

As necessidades de segurança são a segunda camada da hierarquia de necessidades de Maslow e referem-se à necessidade humana de se sentir protegido e seguro em seu ambiente. Isso inclui segurança física, financeira e emocional. No contexto do trabalho, a ergonomia pode desempenhar um papel fundamental no atendimento das necessidades de segurança dos trabalhadores.

Pirâmide de Maslow: Fisiológicas (base)

As necessidades fisiológicas, segundo a pirâmide de Maslow, são as necessidades básicas do ser humano, que devem ser atendidas antes que ele possa se preocupar com outras necessidades de ordem mais elevada. Essas necessidades incluem a fome, a sede, a respiração, o sono, a eliminação de resíduos e a regulação da temperatura corporal.

Presenteísmo: O que é, causas e como evitar

O presenteísmo trata-se de um padrão de comportamento muito prejudicial, mas comum nas empresas e que afeta todos os envolvidos (gestores e colaboradores). Em geral, é quando o colaborador aparece em seu posto de trabalho, fisicamente, mas seus pensamentos estão distantes e ele se torna incapaz de realizar suas tarefas diárias completamente.

Ginástica Laboral: Entenda a importância da prática no dia a dia do trabalho.

Com a preocupação em ter maior produtividade e fazer o colaborador se sentir mais confortável durante sua jornada de trabalho, a ginástica laboral ajuda o funcionário a desestressar e assim produzir com melhor qualidade. Os afastamentos por motivos de doença ocorrem com frequência em diversas empresas, o que acaba prejudicando a produtividade da organização.

Biomecânica ocupacional: Saiba tudo sobre sua importância

Cada tarefa exige movimentos físicos diferentes, o que faz com que essa ciência seja de natureza bastante ampla. Pode-se afirmar que a biomecânica ocupacional é útil no desenvolvimento de novos conhecimentos. Já que podem amenizar alguns problemas como: a má postura, um dos principais fatores de geração de doenças e dores nos trabalhadores.

Tudo sobre a NR 1 e como ela influencia a nova NR 17

A NR 1 atua diretamente no desenvolvimento do inventário de riscos ocupacionais e no plano de ação. Com isso, o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) deve ser integrado aos planos, programas e outros documentos previstos em legislação de segurança e saúde no trabalho. Além disso, a norma influencia a NR 17 ao pontuar que a organização do gerenciamento de riscos deve levar em consideração as condições de trabalho dos funcionários.

AEP e AET: entenda a obrigatoriedade e diferença desses documentos

Em janeiro de 2022, as normas de segurança do trabalho foram atualizadas, objetivando simplificar, desburocratizar e harmonizar tais normas, bem como melhorar a proteção do trabalhador. Com relação à NR-17, que trata das Regras de Ergonomia, houve uma grande atualização, principalmente no tocante a obrigatoriedade da análise ergonômica do trabalho. Agora, haverá duas fases de avaliação: a primeira é a “Avaliação Ergonômica Preliminar” (AEP) e a outra é a “Análise Ergonômica do Trabalho” (AET).

Gestão de Riscos

Os riscos são fatores internos e externos à determinada organização e que causam incertezas em qualquer negócio. Essas incertezas, aliadas a uma má gestão, podem acarretar prejuízos e fazer com que seu empreendimento feche as portas. Assim, a melhor forma de lidar com essa questão é executar um bom gerenciamento capaz de medir e controlar os riscos, evitando que eles atinjam o caixa da empresa.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br