Síndrome de Burnout

A saúde mental é um assunto que vem sendo cada dia mais discutido no trabalho, durante um jantar com a família ou em um encontro com os amigos. Com o crescente acúmulo de atividades diárias, percebeu-se que é preciso dar atenção especial à saúde da mente. Nesse contexto contemporâneo, muitas pessoas sofrem com ansiedade, depressão, crises de pânico e, às vezes, precisam tomar medicamentos contínuos para amenizar esses sintomas e levar uma vida com um pouco mais de qualidade.

O que é obesidade e quais os malefícios para a saúde do colaborador?

Obesidade e sedentarismo são termos que apresentam uma forte relação entre si, já que o excesso de peso tem como uma das principais causas a falta de atividades físicas. Segundo dados do IBGE sobre obesidade no Brasil, 96 milhões de pessoas (60,3% da população adulta) apresentam o IMC (Índice de Massa Corporal) maior que 25, por isso considera-se que estão acima do peso.

Como manter a saúde mental em meio ao estresse no trabalho

Durante muitos anos, o termo “doença mental” foi associado a níveis extremos de perda da consciência e autonomia, dando a entender que uma pessoa doente mental era, necessariamente, alguém que havia perdido completamente a lucidez. Por isso, o termo ganhou conotação pejorativa, o que prejudica o tratamento.

LER/DORT

Dentre os desafios enfrentados na organização do trabalho está em assegurar condições que minimizem os riscos do surgimento de doenças entre os trabalhadores provenientes de sua atividade laboral, sendo que a saúde no trabalho é um tema que atravessa Eras e até hoje pauta discussões de governos, empresas, entidades sindicais e organizações como a OMS.

Ergonomia Preventiva

É o estudo do Posto de Trabalho na fase de projeto, atualizado ao longo do tempo, para que possa manter-se, tanto quanto possível, adequado às necessidades e características das pessoas que ali trabalham, e não o contrário. Para encontrar sua área pessoal de conforto alterne a sua posição dependendo das tarefas, podendo encontrar várias posições confortáveis, quer de pé ou sentado. Na área pessoal de conforto, deve mudar a sua posição com o decorrer do dia.

Ergonomia Ambiental

A própria Análise Ambiental engloba a parte quantitativa e também qualitativa, que muitas pessoas esquecem, que é a percepção que o trabalhador tem sobre seu próprio ambiente de trabalho. Não adianta fazer uma análise completa, com equipamentos modernos, se você não ouve o que o trabalhador tem a dizer, o que ele sente trabalhando todos os dias naquele ambiente. Às vezes o setor pode estar seguindo os valores especificados nas normas, mas ainda assim é desconfortável para o trabalhador.

Ergonomia cognitiva

A ergonomia cognitiva ajuda a manter o alto desempenho da equipe, com saúde mental e equilíbrio. Entenda como isso funciona. Para que uma equipe consiga desenvolver suas atividades com alto desempenho é necessário que haja harmonia entre os aspectos físico, mental e relacional dentro da organização.

Ergonomia organizacional

Ergonomia organizacional é toda prática que a empresa realiza para gerar benefícios para a saúde dos profissionais e melhorar o clima interno. Diz respeito a ética, as políticas organizacionais, a comunicação, gestão e qualidade nos processos, além de outros aspectos do contexto empresarial.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br