Ergonomia Física

Todo tipo de trabalho exige que a mente e o corpo humano se esforcem. Dessa maneira, longas horas de expediente podem comprometer a saúde e a qualidade de vida. Por isso, a ergonomia física busca cuidar desses aspectos.

Ergonomia de Concepção

Ao pensar em ERGONOMIA uma das primeiras palavras que vêm na cabeça é correção. Pensamos sempre em corrigir uma postura, corrigir um mobiliário ou equipamento, corrigir uma questão ambiental que não está adequada. Mas a ergonomia não é somente corretiva, existe um aspecto muitas vezes ignorado, mas de extrema importância, que é a ergonomia de concepção, solucionar um problema antes mesmo de se tornar um.

Qualidade de Vida no Trabalho

O conceito de qualidade de vida no trabalho (QVT), significa o nível de satisfação dos colaboradores de uma organização e o seu bem-estar no ambiente organizacional. Ou seja, é o que indica a qualidade da experiência do colaborador em relação ao seu ambiente de trabalho, relacionamento com colegas, clientes, fornecedores, etc... O conceito é usado para garantir que, não importa a função exercida, o nível de produtividade do trabalhador não caia e ele se mantenha saudável e confortável durante sua jornada de trabalho, levando em consideração a necessidade do profissional do básico ao complexo.

Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

Profissionais que trabalham com Saúde e Segurança do Trabalho precisam saber que essa área está em constante atualização, não é mesmo? E, com a chegada do eSocial, as mudanças passaram a ser mais frequentes e com maior impacto. A boa notícia é que elas vieram para valorizar ainda mais essa importante área de atuação, que passa a ter função estratégica na maioria das empresas.

Absenteísmo

Absenteísmo é um indicador de Recursos Humanos usado para medir a soma de ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho. O absenteísmo pode ser por faltas, atrasos ou saídas adiantadas. Significa, de modo geral, se ausentar. No caso do ambiente de trabalho, o termo é utilizado pela área de Recursos Humanos quando um funcionário falta no emprego.

Postura no dia-a-dia

Você sabia que manter uma posição inadequada é um dos principais fatores que causam lesões na coluna e dores nas costas? Dessa forma, ficar atento e saber como ter uma postura correta pode ser a solução que você precisa para aumentar a sua qualidade de vida e proporcionar mais bem-estar para o seu dia a dia.

Os 3 pilares da ergonomia

Ergonomia é a uma palavra de origem grega, na qual “ergo” se refere a trabalho e “nomos” significa leis e normas. Além de ser conhecida como uma ciência multidisciplinar que reúne algumas regras com o objetivo de tornar as atividades diárias – principalmente aquelas relacionadas ao ambiente organizacional – mais saudáveis, é sustentada por uma tríade básica, que engloba questões como conforto, segurança e eficiência.

PCA

Indústrias e canteiros de obras estão entre os locais que precisam elaborar o Programa de Conservação Auditiva (PCA). Fundamental para o controle do ruído, esse conjunto de medidas visa prevenir a perda auditiva relacionada ao trabalho. Também evita quedas na produtividade, afastamentos e gastos previdenciários.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br