O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. Além disso, também atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador.

Tratar lesões é coisa do passado. A onda agora é evitar que aconteçam.

Já bastante utilizada no mundo dos esportes para avaliar os atletas, a termografia também é usada na indústria, mas esse uso era restrito a máquinas. Até agora. Como o foco da ergonomia é evitar que as pessoas adoeçam por esforços repetitivos ou mal executados, a FCA tomou a iniciativa de utilizar a técnica antes voltada para manutenção de equipamentos também para avaliar predisposição de funcionários a possíveis lesões.

Métodos identificam fatores psicossociais adoecedores no trabalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. No Brasil, esse distúrbio já afeta 19 milhões. A ansiedade também é quadro recorrente, presente em 12 milhões de brasileiros. Esse cenário se repete no ambiente laboral.

Como criar um ambiente de trabalho envolvente

As empresas que querem ter seus colaboradores engajados e produtivos precisam ir além da criação de espaços com alguns elementos coloridos, elas precisam criar espaços que promovam o bem estar, a confiança e o sentimento de pertencimento.

Porque a SIPAT é importante?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), tem como objetivo realizar atividades que alertam os funcionários para a prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. O evento é realizado anualmente em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Fiat indica futuro do trabalho com uso de exoesqueletos

Montadora usa exoesqueleto para maior conforto e ergonomia na montagem de carros na fábrica de Betim. A implantação da tecnologia vem mais com viés qualitativo, a empresa busca deixar o trabalho de seus funcionários mais confortável, visando aumento de agilidade e produtividade.

Ficar sentado causa problemas musculoesqueléticos

Em um cálculo rápido, se você contabilizar o tempo de ida e volta ao trabalho, o horário de trabalho, o horário das refeições e as horas em frente a TV, você pode chegar numa média de 11 horas por dia ou mais. Em um dia que tem 24 horas, no qual se dorme em média oito horas, o tempo que você fica de pé é de cerca de cinco horas ou menos, dependendo do caso. Ou seja, você passa 70% do tempo sentado.

Quais as causas e os impactos do absenteísmo nas empresas?

A alta rotatividade e a ausência dos funcionários no trabalho são fatores comuns que afetam diversas empresas atualmente. O indicador que expressa o número de ausências é mais conhecido como absenteísmo.

Logo ErgoCorp

Unidade Araraquara

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: 16 3322-5183

Unidade Sorocaba

Rua Terezio Moreira, 115. Jardim Amália. Éden. Sorocaba - SP

15 3329-2881

Unidade Anápolis

Av. Paris, Quadra 7, Lote 7, s/n. Parque das Nações. Anápolis - GO