Educação tem 62 afastamentos por transtorno mental ao dia

A capital teve em 2018 mais de 22 mil afastamentos por transtornos mentais entre professores e demais servidores da Secretaria Municipal da Educação.

Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Um ambiente de trabalho mais saudável contribui e muito para a segurança e produtividade de seus funcionários.

Assuntos de saúde mental ainda são considerados um tabu na sociedade. Os números de pessoas com depressão, ansiedade e excesso de estresse seguem crescendo, mas parecemos não encontrar o cerne da questão. O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo. E nos dias de hoje, com a correria, a necessidade de produtividade e as novas ferramentas advindas da internet, ele pode ser a causa ou o fator de agravamento dessas doenças. Falar de saúde mental deve ser como falar de qualquer doença. É preciso encarar o fato com normalidade e implementar, nas empresas, estratégias para manter o bem estar do funcionário.

Ergonomia para a prevenção dos males físicos e psicológicos

A dor nas costas ou mesmo as doenças do sistema osteomuscular foram a maior causa de benefícios de auxílio-doença previdenciário concedidos aos trabalhadores de diversas cidades brasileiras. A mudança dessa estatística passa forçosamente pela ergonomia aplicada às empresas.

Você sabe para que serve a medicina do trabalho?

Ora, a medicina do trabalho nas empresas vai além das consultas para admissão, exames periódicos e de rescisão do contrato. Na verdade, o médico do trabalho procura fazer a prevenção precoce das doenças e entender estatisticamente como se encontra a saúde daquela população. Isso porque depois que os exames preestabelecidos por lei são feitos, o médico continua nos ‘bastidores’, para chegar ao diagnóstico epidemiológico e demonstrar como está a saúde dos funcionários da organização.

Quem já aprendeu a operar o eSocial complexo vai saber preencher formulários mais simples

Volto a escrever sobre eSocial, porque esse tema continua entre os assuntos de maior interesse entre os profissionais de segurança do trabalho, RH e contabilidade.

Saúde ocupacional: por que sua empresa deve pensar nisso?

Os impactos da expansão tecnológica não são percebidos somente na forma de se relacionar e se comunicar. O excesso de tecnologia e as mudanças no trabalho ampliaram a lista de doenças ocupacionais. “Temos observado um aumento significativo de trabalhadores com doenças mentais, dores crônicas musculoesqueléticas e obesidade. É uma conjunção de fatores prejudiciais: eles estão conectados o tempo todo, se movimentam menos, comem mal e vivem sob grande pressão”, analisa Cíntia Dilay, gerente do Centro de Qualidade de Vida (CQV) da Clinipam.

Aumentam casos de doenças relacionadas a esforços repetitivos

Brasília/DF - O estudo Saúde Brasil 2018, do Ministério da Saúde, revelou que as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) são as doenças que mais afetam os trabalhadores brasileiros.

Você Sabe Qual A Importância Da Ergonomia No Mobiliário Corporativo?

Quando se projeta um ambiente de trabalho um dos aspectos mais importantes a ser levado em consideração é a especificação do mobiliário, mesas, cadeiras, volantes, armários e demais acessórios, pois, é onde o trabalhador passa a maior parte do seu dia.

Logo ErgoCorp

Unidade Araraquara

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: 16 3322-5183

Unidade Sorocaba

Rua Terezio Moreira, 115. Jardim Amália. Éden. Sorocaba - SP

15 3329-2881

Unidade Anápolis

Av. Paris, Quadra 7, Lote 7, s/n. Parque das Nações. Anápolis - GO