Como promover a segurança do trabalho em hospitais? Conheça 4 dicas!

Trabalhar em um ambiente seguro e livre de riscos de acidentes é essencial em todos os segmentos comerciais e industriais. No setor da saúde não é diferente. Por isso mesmo, a segurança do trabalho em hospitais é um tema tão importante e atual. É fundamental que as pessoas, os profissionais que atuam em hospitais, saibam como promover e administrar um local de trabalho adequado a todos os colaboradores, pacientes e prestadores de serviços.

Limite ao calor de ambientes ocupacionais

Entre os agentes nocivos dos ambientes de trabalho, o calor, que está presente em siderúrgicas, forjarias e em tarefas desenvolvidas a “céu aberto”, como na construção civil, precisa de avaliação da exposição ocupacional. Uma das recomendações de medidas preventivas mais importantes é a aplicação de limites de tolerância.

Situações de risco no trabalho: saiba quais são

As situações de risco no ambiente laboral envolvem questões que nem sempre são consideradas como riscos à saúde do trabalhador. Durante muito tempo persistiu a ideia de que controlar as chances de risco de acidentes era uma preocupação para especialistas da segurança do trabalho.

Medicina Preventiva: previnir é o melhor do que remediar! Como funciona?

Já dizia o ditado: prevenir é melhor do que remediar e esse é um dos lemas da Medicina Preventiva. Diferentemente da medicina tradicional, a medicina preventiva ou integrativa tem o foco em prevenir a doença e não apenas em tratar os sintomas superficialmente.

O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas e ações que são adotadas visando diminuir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho. Além disso, também atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador.

Tratar lesões é coisa do passado. A onda agora é evitar que aconteçam.

Já bastante utilizada no mundo dos esportes para avaliar os atletas, a termografia também é usada na indústria, mas esse uso era restrito a máquinas. Até agora. Como o foco da ergonomia é evitar que as pessoas adoeçam por esforços repetitivos ou mal executados, a FCA tomou a iniciativa de utilizar a técnica antes voltada para manutenção de equipamentos também para avaliar predisposição de funcionários a possíveis lesões.

Métodos identificam fatores psicossociais adoecedores no trabalho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 322 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. No Brasil, esse distúrbio já afeta 19 milhões. A ansiedade também é quadro recorrente, presente em 12 milhões de brasileiros. Esse cenário se repete no ambiente laboral.

Como criar um ambiente de trabalho envolvente

As empresas que querem ter seus colaboradores engajados e produtivos precisam ir além da criação de espaços com alguns elementos coloridos, elas precisam criar espaços que promovam o bem estar, a confiança e o sentimento de pertencimento.

Logo ErgoCorp

Unidade Araraquara

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial@ergocorp.com.br

Unidade Sorocaba

Rua Terezio Moreira, 115. Jardim Amália. Éden. Sorocaba - SP

(15) 3329-2881

Unidade Anápolis

Av. Paris, Quadra 7, Lote 7, s/n. Parque das Nações. Anápolis - GO