Como a segurança do trabalho aumenta a produtividade?

Pessoas expostas a riscos com muita frequência tendem a perder o sono, desenvolver ansiedade ou ficarem concentradas nessas ameaças ao longo do dia. Dentro do ambiente de trabalho, esse tipo de pressão leva tanto a perdas para a empresa quanto para o indivíduo. Uma forma de evitar esse cenário é manter um investimento em segurança do trabalho de forma consistente.

De forma simplificada, a segurança do ambiente profissional consiste em uma série de ações e procedimentos para diminuir o risco de danos que podem atingir os profissionais. Isso inclui diminuir o índice de acidentes, problemas de saúde e saber lidar rapidamente com essas situações quando elas ocorrerem.

Para entender melhor o efeito desses processos na produtividade da equipe, vamos falar sobre seus benefícios e como você pode aproveitá-los no seu ambiente de trabalho.

Como a segurança do trabalho contribui para a produtividade da equipe?

Preservação da saúde no dia a dia

Uma das principais causas de perda de resultados em diversas empresas é a ausência de colaboradores por problemas de saúde repentinos ou acumulados ao longo do tempo. Isso pode significar desde um problema de postura até uma infecção grave. Nesses casos, o profissional pode ter que se ausentar em um período crucial ou até mesmo ficar inválido por muito tempo.

Investindo em segurança, você também contribui para a melhor qualidade de vida para seus colaboradores, o que reduz as chances de que fiquem doentes. Com mais saúde, eles podem manter o ritmo de trabalho ao longo do tempo, evitando possíveis prejuízos para sua empresa.

Menor risco de acidentes

Além de haver menor índice de doenças, os investimentos em segurança do trabalho também buscam minimizar os riscos ocupacionais da empresa, especialmente em setores em que erros teriam consequências mais graves. Em construções, por exemplo, um acidente com qualquer carga pode causar danos permanentes aos seus colaboradores.

Esse tipo de precaução evita que os profissionais da sua empresa fiquem inválidos durante algum projeto, especialmente naqueles de maior valor. Além disso, as despesas extras para tratar de possíveis ferimentos costumam ser bem mais pesadas do que o custo da prevenção. No fim das contas, é mais inteligente investir em segurança do que na remediação das situações.

Sensação de segurança contribui para a concentração

Reduzir o risco de acidentes e danos à saúde também é muito importante para a produtividade da sua equipe. Como já mencionamos, estar sob alguma forma de estresse constante pode, no mínimo, tirar o foco do seu time durante o trabalho. Ao tirar essa preocupação dos funcionários, será mais fácil manter a concentração deles nas tarefas.

O resultado imediato aqui é a maior produtividade do grupo, que entrega mais valor ao cliente e melhora seu faturamento. Em pouco tempo, isso pode facilmente compensar o investimento inicial em segurança. Dessa forma, tanto o negócio quanto os colaboradores podem sair beneficiados.

Quais medidas podem ser tomadas para elevar a segurança do trabalho?

Equipamento de proteção individual

Chamados também de EPIs, esses equipamentos são obrigatórios em diversos setores, especialmente em indústrias e canteiros de obras. De forma simples, são usados por cada pessoa para evitar os danos mais comuns na área. Temos como exemplo capacetes de obra para se precaver contra quedas de pequenas pedras e lascas.

Em geral, esse equipamento deve sempre ser utilizado ao circular pelo ambiente de trabalho, mesmo para visitantes. Alguns deles podem ser mais preventivos, como o capacete, enquanto outros são necessários para o trabalho, como proteção para os olhos em locais onde ocorre solda industrial. Investir em EPIs de qualidade é fundamental para minimizar os danos à sua equipe.

Sinalização em áreas de risco

Uma forma simples de melhorar a segurança do trabalho, especialmente em ambientes que costumam receber muitos visitantes, é colocar placas e outras formas de orientação para evitar que alguém se perca e entre em no lugar errado. É o caso de pessoas que abrem uma porta e acabam entrando na linha de produção desacompanhadas ou sem o equipamento de segurança necessário.

O exemplo mais comum é o uso de placas para indicar o tipo de perigo que cada área oferece e quais são as indicações de segurança. Em casos mais avançados, é possível usar linhas para guiar cada pessoa pelos locais mais seguros.

Limpeza regular do ambiente

Os procedimentos de limpeza são tão importantes quanto quaisquer outros para a prevenção de danos à sua equipe. Dependendo do setor em questão, podem ser até os mais importantes. Em indústrias, por exemplo, a limpeza correta de máquinas e do ambiente ajuda a evitar diversos acidentes e problemas de funcionamento na linha de produção.

Mesmo para o trabalho em escritórios, onde há menor risco de acidentes graves, a limpeza é vital para a melhor produtividade. Primeiramente, um ambiente conservado evita desconfortos para sua equipe. Além disso, isso também reduz os riscos de doenças entre os seus colaboradores, que é uma das principais causas para a perda de dias de trabalho. Investir em equipamentos de alta qualidade aliado a um grupo de funcionários especializado pode gerar um retorno muito maior do que você imagina.

Planos de saúde com verificação regular

Oferecer um plano de saúde aos seus colaboradores é outra forma eficiente de promover a segurança do trabalho. Muitos acidentes e problemas de saúde são resultado de um acúmulo de maus hábitos e falta de prevenção da parte de seus colaboradores. Porém, há sempre um conflito entre ir ao médico ou continuar com suas rotinas de trabalho.

Por outro lado, se você mesmo estimular os membros da sua equipe a se consultar com regularidade, fazer check-ups e buscar tratamento rapidamente para qualquer doença, essa divergência será resolvida. Além de ser algo benéfico para o indivíduo, também é uma maneira de prevenir futuros problemas durante a entrega de algum grande projeto.

Agora que você entende um pouco mais sobre como a segurança do trabalho se relaciona com a produtividade da equipe, é hora de investir nessa área. Acha que mais gerentes podem aproveitar esse conteúdo exclusivo para o seu negócio? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre os benefícios de proteger sua equipe.

 

Fonte: https://ipcbrasil.com.br/afinal-como-a-seguranca-do-trabalho-aumenta-a-produtividade/

 

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br