Consultoria e Gestão em Ergonomia

Se você é Ergonomista, faz parte do SESMT, RH, ou ainda, faz parte da área de compras de alguma empresa, e precisa de auxílio em alguma demanda ergonômica, pode contratar a consultoria de um Ergonomista para a resolução rápida de problemas existentes nessa área.

Essa necessidade pode surgir de algum projeto ergonômico, setor que vem apresentando queixas, precisando de uma análise e correlação com as tarefas realizadas, auxílio com compra de materiais ou produtos ergonômicos, auxílio com o preenchimento dos riscos ergonômicos da Tabela 23 do eSocial “Fatores de Risco do Meio Ambiente de Trabalho”, ou mesmo para implantação da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) na empresa… entre outros.

Mesmo os profissionais que estão dia a dia na empresa, que tem conhecimento claro sobre os riscos, sobre as queixas dos colaboradores, precisam sempre de um olhar externo, para se ter uma visão diferente sobre a situação ergonômica da empresa. Até porque, sabemos que esse trabalho preventivo exige muito dos profissionais, sobrecarregando-os, precisando por vezes de um apoio para dar continuidade nos quesitos de ergonomia.

Outro momento importante que pode ser necessária uma consultoria de ergonomia, é quando a empresa, após a realização da AET, decide implementar o Comitê de Ergonomia (COERGO), tanto para auxiliar na implementação, quanto depois de implementado.

O COERGO é um comitê composto por membros da empresa, de diversas áreas, que é responsável por várias medidas ergonômicas e a sua execução, como por exemplo: leitura e análise da AET, formação do cronograma de ações para o preenchimento das solicitações ergonômicas, elencando por grau de risco, correlacionar as queixas dos setores com os riscos ergonômicos presentes ou ausentes, compra de materiais ergonômicos, reuniões periódicas para discussão e apresentação das melhorias e do retorno financeiro da ergonomia à chefia, entre outros. É composto por membros da área da saúde, segurança, compras, financeiro, técnicos, gestores de cada setor, trabalhadores e ergonomistas.

Por isso a consultoria de Ergonomia é benéfica em todos os momentos, seja para orientar a empresa no início da implantação da ergonomia ou da AET, seja durante um processo de confecção de projeto de um novo setor ou posto de trabalho, seja depois de realizado as melhorias para checar se está realmente adequado.

Metodologia

  • Planejamento e cronograma de implantação das ações apontadas na AET – Análise Ergonômica do Trabalho;
  • Identificação e mensuração da ergonomia física, cognitiva e organizacional;
  • Classificação dos postos de trabalho e seus riscos ergonômicos por setor;
  • Adaptar as condições psicofisiológicas dos trabalhadores de modo a proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente;
  • Criar e capacitar um comitê de gerenciamento por setor (COERGO);
  • Reuniões com líderes e seus funcionários para o entendimento dos processos produtivos e avaliar oportunidade de melhoria;
  • Palestras de conscientização e sensibilização em ergonomia;
  • Envolver todos os funcionários na busca do conforto e produtividade através da melhoria contínua.

Benefícios

  • Diminuição e controle do índice de afastamentos ocasionados por doenças ocupacionais;
  • Diminuição no índice de absenteísmo;
  • Redução de gastos com assistência médica;
  • Cumprimento da NR17.

Quando os programas estão implantados, a ergonomia é responsabilidade de todos, e principalmente dos trabalhadores que atuam diretamente na função. No comitê, o engenheiro e/ou técnico de segurança do trabalho, desempenham papel fundamental no processo.

 

Fonte:

- https://naturallser.com.br/consultoria-e-gestao-de-ergonomia

- https://solucoesergonomicas.com.br/consultoria

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br