Dialogo Diário de Segurança (DDS)

DDS, ou Diálogo Diário de Segurança, é uma prática empresarial que envolve conversas regulares com os funcionários sobre os riscos no ambiente de trabalho e como evitá-los. Essas conversas são conduzidas por profissionais do SESMT e têm o objetivo de conscientizar a equipe sobre as melhores práticas de segurança, saúde, meio ambiente e saúde mental.

Investir na qualidade de vida, bem-estar e segurança dos colaboradores é muito importante. Afinal, para que esses profissionais possam alcançar seu máximo desempenho e ter um bom rendimento no trabalho, é fundamental que sua saúde física e mental esteja em boas condições.

O que é DDS?

Como o próprio nome sugere, o Diálogo Diário de Segurança consiste em conversas com os trabalhadores sobre os riscos envolvidos em seu trabalho e como evitar esses riscos. No entanto, não se limita apenas a esse assunto. Também são abordados temas relacionados à saúde, meio ambiente, aspectos emocionais e boas práticas no ambiente de trabalho.

O DDS é uma ferramenta do SESMT que visa conscientizar os funcionários sobre a prevenção de acidentes e promover o desempenho seguro de suas funções.

Além de sua função de conscientização, o DDS também promove a união e integração da equipe, permitindo a troca de informações que podem prevenir danos à saúde de todos os profissionais envolvidos.

Como funciona o DDS?

As informações são transmitidas aos trabalhadores por meio de conversas conduzidas por profissionais responsáveis pela segurança no trabalho ou por qualquer pessoa capacitada para abordar os temas discutidos, como supervisores, gerentes e especialistas nas áreas relacionadas.

O DDS não requer muito tempo, até mesmo para evitar que se torne tedioso e repetitivo. Geralmente, de 5 a 15 minutos diários antes do início do expediente são suficientes para obter bons resultados. Com a mente fresca, os colaboradores conseguem assimilar melhor as informações transmitidas.

Quais são os benefícios do DDS?

As vantagens que o DDS pode oferecer à empresa e funcionários geram ações para promover a saúde e segurança no trabalho, elas são:

  • Reforço de conhecimento: O DDS pode ser usado como uma forma de reforçar os conhecimentos já adquiridos em treinamentos, palestras e cursos. É sempre bom relembrar como executar determinados procedimentos de emergência ou como cuidar da alimentação, por exemplo.
  • Dinamismo: Por ser uma prática dinâmica, o DDS é mais aceito pelos funcionários. Ter conversas curtas diariamente sobre um determinado assunto é menos cansativo do que passar horas ouvindo. Além disso, essa interação possibilita uma maior aproximação, deixando os colaboradores mais à vontade para tirar dúvidas.
  • Redução de acidentes: Um dos principais objetivos do DDS é reduzir os riscos de acidentes de trabalho, conscientizando os funcionários e ensinando as normas de segurança. Como o assunto é abordado regularmente, os colaboradores ficam constantemente alertas.
  • Promoção da saúde: Outra intenção do DDS é fornecer informações sobre como cuidar da saúde física e mental. Um colaborador saudável resulta em taxas menores de absenteísmo e maior produtividade.

Por que aplicar o DDS?

Promover a saúde, a segurança e a qualidade de vida é fundamental para as empresas. O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma ferramenta simples e indispensável para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Como o próprio nome sugere, o DDS consiste em conversas que conscientizam os funcionários sobre os riscos no ambiente de trabalho e o que pode ser feito para mitigá-los ou minimizá-los, tornando a equipe mais saudável e produtiva.

Mas por que aplicar o DDS em sua empresa? Confira seus principais benefícios:

  • Reforço de conhecimento: É uma excelente estratégia para reforçar as orientações transmitidas em treinamentos, palestras e outros eventos corporativos, como o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), medidas preventivas, cuidados com a saúde, entre outros.
  • Aceitação pelos funcionários: Por ser uma prática diária e dinâmica, o DDS prende a atenção e cria um ambiente propício para esclarecer dúvidas. É interessante abordar casos que ocorreram recentemente para dar mais credibilidade à discussão e garantir um alcance maior.
  • Redução do risco de acidentes: Com os funcionários bem informados e instruídos diariamente, eles ficam em estado de alerta e passam a agir de forma preventiva, o que reduz significativamente o envolvimento em situações de risco.
  • Integração e promoção da saúde: Com um diálogo aberto e eficiente que envolve todos os membros da equipe, o DDS promove a integração e a troca positiva de informações, evitando danos à saúde e garantindo a integridade física de todos.

Como implementar o DDS em minha empresa?

Agora que você compreende a importância e os benefícios do DDS, é hora de aprender como implementá-lo em sua empresa para obter bons resultados.

  • Informar os funcionários: Tudo começa com a comunicação aos colaboradores sobre o que é o DDS e como ele é conduzido. Explique o local e o horário em que serão realizadas as conversas, deixando-os cientes de todos os detalhes. Dessa forma, eles sentirão que a empresa está atenta e se preocupa com a integridade deles.
  • Ter foco: Estabeleça um objetivo para cada DDS e o que você espera alcançar com cada conversa. Mantenha o foco durante todo o diálogo para que todos os conhecimentos sejam assimilados pelos participantes.
  • Apresentar casos reais: Nada é melhor para reforçar o aprendizado do que exemplos de casos reais. Compartilhe histórias sobre o que pode acontecer se um funcionário não seguir as normas de segurança, por exemplo. É comum as pessoas se sensibilizarem e se conscientizarem mais quando conhecem situações reais.
  • Utilizar linguagem simples: O DDS não terá utilidade se os colaboradores não entenderem o que está sendo abordado. Portanto, evite o uso de jargões e terminologias técnicas demais. Prefira uma linguagem simples e acessível, pois isso prende mais a atenção dos participantes e facilita a assimilação do conteúdo.
  • Incentivar a participação: A troca de informações é sempre muito produtiva. Reserve alguns minutos para permitir que os colaboradores contribuam com a discussão. Envolver os funcionários é uma maneira de lembrá-los de suas responsabilidades em relação à sua própria segurança e à segurança de seus colegas.
  • Registrar tudo: Documente todos os DDS para ter um maior controle sobre os assuntos já abordados e a reação dos participantes. A partir desses registros, você terá uma noção das principais dúvidas dos colaboradores e poderá obter ideias sobre o que abordar nas próximas conversas.
  • Apresentar assuntos atuais: Além das conversas convencionais sobre segurança e saúde, é interessante abordar questões atuais relacionadas ao bem-estar e à prevenção de acidentes, desde que estejam relacionadas ao tema. Evite discutir assuntos polêmicos que possam causar controvérsias ou desconforto. Algumas sugestões são: alimentação inadequada e baixa produtividade, como manter hábitos saudáveis, cuidados com a pele, manuseio de combustíveis, manutenção de um ambiente de trabalho limpo para evitar acidentes, consumo consciente, sustentabilidade, como contribuir para a preservação do meio ambiente, postura corporal, comportamento mental saudável, entre outros.
Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br