Ergonomia de Concepção

Ao pensar em ERGONOMIA uma das primeiras palavras que vêm na cabeça é correção. Pensamos sempre em corrigir uma postura, corrigir um mobiliário ou equipamento, corrigir uma questão ambiental que não está adequada. Mas a ergonomia não é somente corretiva, existe um aspecto muitas vezes ignorado, mas de extrema importância, que é a ergonomia de concepção, solucionar um problema antes mesmo de se tornar um.

Portanto, não é muito mais fácil antever um problema e evitá-lo? É isso que a ergonomia de concepção faz. O ergonomista avalia de forma antecipada (com auxílio da engenharia e arquitetura) a atividade executada, as ferramentas utilizadas, os layouts, disposição de mobiliários, áreas de alcance, iluminação entre outros pontos. Estes pontos influenciam diretamente na saúde, bem-estar, segurança e produtividade dos trabalhadores. É uma intervenção feita diretamente no projeto do ambiente a fim de promover uma melhor organização do trabalho e dos sistemas de produção.

A ergonomia de concepção é utilizada quando a empresa precisa criar um novo posto de trabalho ou setor, quando precisar trocar algum mobiliário, mudar o layout, trocar o sistema de iluminação ou quando irá se instalar em um novo local. A análise prévia evita, muitas vezes, inadequações. Uma análise prévia do projeto evita erros que só serão percebidos depois de pronto, ao serem avaliados pelo ergonomista.

Investir nesse planejamento é poupar desperdícios financeiros com mudanças e adaptações futuras. Portanto se a sua empresa vai mudar os mobiliários, adquirir uma máquina nova, trocar a iluminação, mudar o layout ou criar novos postos de trabalho fale com um ergonomista para te ajudar, o resultado será um local de trabalho mais adequado.

Fonte: https://comsisaude.com/ergonomia-de-concepcao-o-que-e/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br