Os 10 mandamentos da Ergonomia

Uma melhor performance e a produtividade dos profissionais está relacionado a hábitos saudáveis, estação de trabalho adequada e um bom clima motivacional. Inclusive pesquisas revelam que há redução dos fatores de riscos em empresas que aplicam programas de qualidade. Acreditamos também, assim como as pesquisas destacam, que a educação estimula a adoção de novos hábitos.

É PRECISO ATENÇÃO NA SUA POSTURA 

Uma boa postura é fundamental para a saúde, já que ao contrário, uma má postura, pode causar transtornos físicos graves e que podem afetar a autoestima, desempenho e a qualidade de vida.
 
Doenças relacionadas a má postura, como dor nas costas, ainda são a maior causa de afastamento do posto de trabalho. Segundo o INSS, em 2016, foram registrados 160 mil casos com pedidos de auxílios-doença por mais de 15 dias. A OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que as dores nas costas incapacitam fisicamente 50% das pessoas. Ou seja, é preciso atenção a essa região, assim como em todas as outras áreas do corpo, porque sem percebermos provocamos doenças ocupacionais como LER/DORT.

Mas ninguém quer que esses problemas aconteçam, certo? Precisamos cuidar da forma como sentamos, usamos o computador, o smartphone e até mesmo a posição adequada para quem trabalha em pé. Aprender a melhorar a postura evita a médio e longo prazo sofrer com lesões e doenças. 

Manter a estação de trabalho organizada, respeitar e seguir os procedimentos de segurança, manter uma postura ergonômica ativada, são algumas das orientações que precisam ser enfatizadas para estimular a qualidade de vida no trabalho, valorizando o desempenho dos colaboradores. 

FATORES DE RISCO DA MÁ POSTURA
 
Existem 3 principais fatores entre os problemas mais causados por adotar uma postura inadequada todos os dias:

# Postura não ergonômica

# Uso repetido e forçado dos músculos

# Estresse emocional

E entre as consequências graves causadas no corpo pela falta de consciência postural são:

# Dores no pescoço, braços, lombar e pernas

# Dormência

# Desconforto

# Desalinhamento da coluna

# Lesões nas articulações

# Má circulação sanguínea

A postura incorreta muitas vezes é adotada de forma inconsciente e o corpo se adapta e se acostuma por ser mais confortável manter-se naquela posição. É só notar como está a sua postura nesse momento, provável que esteja com a coluna curvada, pernas cruzadas ou o monitor está posicionado muito acima ou abaixo dos olhos, curvando o pescoço. Para quem trabalha sentado a frente do computador esses são os erros mais comuns que profissionais de ergonomia notam.

Diante dessas situações encontradas com grandes frequências nas empresas, separamos algumas dicas de uma boa postura para que você possa aplicar. Lembrando que novos hábitos levam tempo e dedicação, então aplique todos os dias.

DICAS ERGONÔMICAS PARA UMA POSTURA ADEQUADA
 
Além de manter uma estação de trabalho organizada, higienizada e com espaço livre para as atividades é preciso atenção:

# Posicione as pernas em um angulo de 90º e mantenha os pés ao chão ou apoiados (Dica: conheça o Apoio para os Pés). A boa postura das pernas evita a tensão nas articulações e evita a compressão das coxas.

# Mantenha a cabeça e pescoço alinhados (Dica: Suporte para Monitor e Suporte para Notebook). Os olhos devem estar no centro do monitor e é importante ter uma distância de 40 a 70 cm para que fique confortável e não canse a visão.

# Sente na cadeira sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril um pouco para frente (Dica: Cadeira Ergonômica). Mantenha as costas apoiadas no encosto e os ombros levemente para trás. Evite sentar na ponta do assento.

# Apoie o antebraço sobre a mesa, mas evite que os cotovelos fiquem para baixo (Dica: Apoio para Antebraço Ergonômico).

# Faça intervalos para reduzir a pressão nos discos vertebrais, tensões na coluna, ombros e na área cervical e para melhorar a circulação sanguínea (Dica: pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados).

# Alongue o seu corpo, sobretudo braços, pescoço, costas e pernas. Participe da ginástica laboral se a empresa oferece ou fora do emprego, pratique atividades como ioga ou pilates, são ótimos para o fortalecimento dos músculos abdominais que ajudam a sustentar a coluna e aumentar a flexibilidade.

# Beba água. Hidratar-se ajuda as articulações e músculos ficarem lubrificados.

Os 10 mandamentos da ergonomia, são dicas rápidas e importantes para lembrar e aplicar todos os dias:

01 Organizar a estação de trabalho
02 Seguir os procedimentos de segurança
03 Usar produtos ergonômicos
04 Manter a cabeça alinhada no centro do monitor
05 Manter as costas ereta
06 Deixar os braços levemente esticados
07 Não cruzar as pernas
08 Posicionar as pernas em 90 graus
09 Fazer exercícios e alongamento (ginástica laboral)
10 Fazer Pausas

Com essas dicas é possível manter uma postura ergonômica e garantir qualidade de vida, saúde e produtividade.

Fonte: http://www.reliza.com.br/blog/2017/os-10-mandamentos-da-ergonomia/

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br