Você Sabe Qual A Importância Da Ergonomia No Mobiliário Corporativo?

Ao projetar um ambiente de trabalho, um dos aspectos mais importantes a ser considerado é a especificação do mobiliário, como mesas, cadeiras, volantes, armários e outros acessórios. Isso ocorre porque é nesse ambiente que os trabalhadores passam a maior parte do seu dia.

O termo "ergonomia" tem origem no grego. "Ergon" significa "trabalho" e "nemos" se refere a "leis" ou "normas". Portanto, a ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o trabalho, equipamentos e ambiente. É a ciência que busca adaptar o trabalho às necessidades do trabalhador.

A parte da ergonomia que trata dos aspectos físicos é conhecida como ergonomia física. Ela se concentra nas respostas do corpo humano a cargas físicas e psicológicas, abordando tópicos relevantes como manipulação de materiais, arranjos físicos dos postos de trabalho, demandas do trabalho, repetição, vibração, força e postura estática, que estão relacionados a lesões musculoesqueléticas.

A Norma Regulamentadora NR17 visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, proporcionando segurança, desempenho eficiente e máximo conforto.

É importante atender à NR17 porque o Ministério do Trabalho e Emprego orienta que todas as empresas tenham uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), um documento no qual um profissional indica as melhorias a serem feitas para que o local atenda às condições mínimas de ergonomia. Assim, as empresas têm a responsabilidade de fornecer um ambiente ergonomicamente adequado aos seus colaboradores, e a indústria moveleira passou a se preocupar mais com a conformidade de seus produtos.

Um mobiliário que atenda às normas de ergonomia, com medidas adequadas, proporciona maior conforto ao trabalhador e previne lesões que possam afetar seu desempenho no trabalho. A especificação do mobiliário deve levar em consideração critérios técnicos, desempenho, estética e custos.

Em relação ao mobiliário, acessórios e equipamentos comumente utilizados em escritórios corporativos, a NR17 oferece algumas orientações:

  • Mesas: devem ter altura e características da superfície de trabalho compatíveis com o tipo de atividade, distância requerida dos olhos ao campo de trabalho e altura do assento. Também devem ter uma área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo trabalhador, além de características dimensionais que permitam o posicionamento e movimentação adequados do corpo.

  • Cadeiras: os assentos devem ter altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida. Devem possuir uma base do assento com pouca ou nenhuma conformação, borda frontal arredondada e encosto levemente adaptado ao corpo para proteção da região lombar.

  • Acessórios: para atividades que exigem trabalho sentado, pode ser necessário um suporte para os pés que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador, de acordo com a análise ergonômica do trabalho.

  • Equipamentos: os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem ter mobilidade suficiente para permitir o ajuste da tela à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador. O teclado deve ser independente e ter mobilidade para ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas. A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser posicionados de maneira que as distâncias entre os olhos e a tela, o teclado e o documento sejam aproximadamente iguais. Além disso, devem ser colocados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

Utilizar mobiliário normatizado traz diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Para a empresa, os benefícios incluem o aumento da produtividade, redução de desperdícios, diminuição do absenteísmo e valorização dos profissionais. Já para o trabalhador, o uso de mobiliário normatizado melhora a postura, previne doenças ocupacionais como LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), contribui para a qualidade de vida e reduz lesões e acidentes.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br