A origem da Norma Regulamentadora No. 17

A norma regulamentadora foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 08 de junho de 1978, de maneira a regulamentar os artigos 175, 176, 178, 198 e 199 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme redação dada pela Lei nº 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que alterou o Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da CLT.

Nova NR-17 – Avaliação das Situações de Trabalho

A CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) a fim de modernizar, revisou a NR-17, assim como outras várias NRs. O objetivo é simplificar, sem deixar de lado a segurança do trabalhador, colocando a burocracia de lado e focando no que acreditam que realmente importa, a redução de riscos ocupacionais a todos os trabalhadores, seja em grandes ou pequenas organizações. E para te manter atualizado, vamos te contar o que mudou na Avaliação das situações de trabalho!

Vigência das Atualizações dos Normativos (NR) 2021

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 26/07/2021 | Edição: 139 | Seção: 1 | Página: 75
Órgão: Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
PORTARIA Nº 8.873, DE 23 DE JULHO DE 2021

Prorroga o prazo de início de vigência das Normas Regulamentadoras nº 01 - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais; nº 07 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO; nº 09 - Avaliação e Controle das Exposições Ocupacionais...

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Quem nunca se sentiu sobrecarregado pelo trabalho em algum momento da vida? Cobranças excessivas, envolvimento emocional e desgaste físico podem causar diversos problemas psicológicos como ansiedade, estresse e depressão. Quando se trabalha na maior parte do dia, nem sempre é possível exercer as funções e, ao mesmo tempo, tratar transtornos de saúde mental.

A Responsabilidade Social Nas Empresas

A área de responsabilidade social pode estar em diferentes segmentos dentro de uma organização, mas necessariamente tem interface com vários deles. Em muitas delas, esta área vem tomando corpo e se tornando independente, ou seja, é uma área que tende a crescer, reportando-se ao número 1 da empresa. Em outras empresas, a responsabilidade social está ligada ao RH ou ao marketing. Isso é o mais comum no mercado.

http://diariodoepi.com/meio-ambiente/andre-ruediger-cultura-de-seguranca-e-meio-ambiente/

Afinal, qual a relação entre segurança do trabalho e meio ambiente?

Segurança do trabalho e meio ambiente são temas profundamente interligados. Tanto isso é verdade que o tripé da segurança do trabalho é formado por três itens: segurança, saúde e meio ambiente. Quando se fala no último termo, é muito comum vir à mente uma noção de ecologia. No entanto, essa expressão é muito mais global nas normas regulamentadoras (NRs) brasileiras.

Saúde mental dos colaboradores é sinal de preocupação nas organizações

Dados da Isma-BR, representante brasileira da International Stress Management Association, mostram que nove em cada 10 brasileiros no mercado de trabalho apresentam sintomas de ansiedade – do grau mais leve ao incapacitante. Diante desse cenário, que preocupa cada vez mais, as empresas buscam por alternativas que melhorem a qualidade de vida dos colaboradores dentro das organizações, como consultoria de profissionais de psicologia e uso de terapias.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br