NR-17 - A Importância da Ergonomia no Ambiente Industrial

Saúde, segurança e qualidade de vida são importantes para o ser humano em qualquer lugar que esteja, principalmente no trabalho, onde passamos muitas horas do nosso dia. Você conhece as regras que garantem ergonomia para os trabalhadores na indústria?

3 Dicas para otimizar os resultados da sua empresa nos tempos de crise

A recessão da economia traz grandes desafios para os gestores, que precisam manter a sustentabilidade da empresa mesmo em um cenário desfavorável. Para conquistar bons níveis de produtividade, é fundamental ter uma equipe capacitada e de alto rendimento, o que está diretamente ligado à sua motivação.

Diagnóstico Preliminar do Risco Ergonômico: Muito além do "SIM" ou "NÃO"

O diagnóstico preliminar em ergonomia revela os riscos aparentes no local de trabalho que merecem a sua atenção. Por meio dele, torna-se possível traçar um plano de ação para atender às necessidades de cada situação identificada. Veja a importância de realizar o diagnóstico preliminar em ergonomia e quais elementos podem ser considerados para uma análise posterior mais profunda!

A importância da ginástica laboral na prevenção de LER/DORT

Doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho como a LER/DORT vem acarretando prejuízos à saúde de muitos trabalhadores de várias categorias profissionais em todo mundo. Evidências apresentadas por diferentes autores, ressaltam a importância da Ginástica Laboral (GL) na prevenção desse mal. Considera-se, portanto que a Ginástica Laboral (GL) pode ser incentivada a partir do trabalho, sendo um meio eficaz para atingir um grande número de indivíduos além de ser considerado um investimento valioso na promoção da saúde dos trabalhadores bem como na prevenção da LER/DORT.

Tudo sobre o PGR e o fim do PPRA

O PPRA consiste em um programa de prevenção aos riscos no ambiente de trabalho. É uma lei trabalhista criada nos anos noventa e tem como objetivo tornar todo e qualquer lugar de trabalho, um local seguro para o trabalhador, eliminando com isso todos os riscos que possam levar a acidentes. Por determinação da lei toda e qualquer empresa deve ter o seu Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, ou pelo menos deveria ter, antes da chegada do Programa de Gerenciamento de Riscos.

Fatores de Risco Ambientais

O que são fatores de riscos ambientas e como evitá-los?
Os riscos ambientais são os elementos presentes no ambiente de trabalho que podem causar danos à integridade e à saúde das pessoas. Ou seja, são fatores que fazem parte do ambiente que podem prejudicar os trabalhadores de acordo com a natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

Novembro Azul: Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Nova NR-01: Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais

A nova NR-1 trata do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, chamado de GRO. Nele deve estar incluso todos os riscos ocupacionais, com avaliações e controle, incluindo documentações como o PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos. O PGR é composto pelo inventário de riscos e o plano de ação, que são extraídos do mencionado GRO, uma vez que este está implantado. A avaliação de riscos ocupacionais deve ser feita utilizando a matriz de risco que será usada no PGR.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br