Entenda a Saúde Ocupacional.

Por definição da Organização Mundial da Saúde, a Saúde Ocupacional tem como objetivo “promover a melhoria das condições de trabalho e outros aspectos de higiene ambiental”. Com boas políticas de Saúde Ocupacional é possível chegar a um ambiente de trabalho saudável: na própria definição da OMS (disponível neste artigo em português), trata-se de um local onde gestores e trabalhadores colaboram para “processos de melhoria contínua de proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar de todos”.

O que é ergonomia cognitiva e qual a sua importância no trabalho?

Todos sabem que a segurança e o conforto físico das pessoas são fundamentais nos escritórios, mas você já parou para pensar como a ergonomia cognitiva também pode ter influência nas rotinas dos trabalhadores?

Se a ergonomia no trabalho afeta diretamente a produtividade e a qualidade de vida dos profissionais, isso significa que ela precisa ser considerada sob todas as suas perspectivas, sejam elas físicas, sociais ou cognitivas.

Tipos de ergonomia: quais são eles e como aplicá-los no dia a dia?

Os diferentes tipos de ergonomia existem para caracterizar os meios com que um ambiente e seus recursos podem se adaptar às necessidades das pessoas. Afinal, isso lhes garante mais segurança e bem-estar no dia a dia.
Nesse sentido, todas as influências físicas, sociais e cognitivas dos espaços são levadas em consideração, para que não ofereçam nenhum tipo de dano ou risco para a saúde física e mental humana.

Nota técnica do MPT sobre teletrabalho pode desestimular esta modalidade de contrato

A pandemia do Novo Coronavírus trouxe inúmeras modificações nas nossas vidas, bem como, nas relações de trabalho, fazendo com que diversas adaptações fossem feitas.
Com o aumento crescente da modalidade de teletrabalho, como medida de isolamento para prevenção de contágio do COVID/19, e a tendência dos empresários em manter este tipo de contrato mesmo após a pandemia, diante das reduções de custo que tiveram, o Ministério Público do Trabalho emitiu Nota Técnica com 17 recomendações sobre o trabalho remoto.

Ergonomia no trabalho: 9 dicas para ter conforto no home office

A ergonomia no trabalho é essencial para garantir o bem-estar e a saúde ao colaborador. Uma das perguntas mais comuns entre especialistas atualmente é: a ergonomia no trabalho é preservada no home office? A resposta é: nem sempre.

A importância do uso de EPI – Segurança no Trabalho

Todas as atividades profissionais que possam imprimir algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros itens de proteção. Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais em geral.

Diferenças entre o Ergonomista e o Fisioterapeuta do Trabalho

Em um primeiro momento, as profissões de ergonomia e fisioterapia do trabalho podem parecer bem similares, mas com um olhar mais atento notamos que não são. É importante conhecer as diferenças entre o profissional de ergonomia e o fisioterapeuta do trabalho para que você consiga direcionar seus estudos e capacitações e assim gerenciar melhor seu tempo e seu dinheiro.

O profissional de Ergonomia

Os profissionais de ergonomia devem estar atentos ao funcionamento da empresa como um todo, procurando analisar e oferecer soluções para possíveis riscos. Sua função é gerenciar as questões ergonômicas que envolvem a empresa e, para isso, precisa ser um bom ouvinte e comunicador, além de ter um perfil observador.

Logo ErgoCorp

Rua Mato Grosso, 1606. Vila Xavier. Araraquara - SP

PABX Corporativo: (16) 3322-5183

comercial1@ergocorp.com.br